5 questões que indicam que o fornecedor de vidros oferece uma logística de qualidade!

Quando tratamos sobre um fornecedor de vidros, a logística é um dos pontos mais importantes e que exigem mais atenção durante todo o processo de aquisição.

Caso a indústria não tenha as suas entregas feitas dentro do prazo planejado, todo o planejamento do processo produtivo é comprometido, gerando atrasos, prejuízos e insatisfação junto a clientes.

Antes de optar por um bom fornecedor, portanto, é preciso estar atento a algumas características que apontam a sua capacidade de realizar uma boa logística.

Descubra, a seguir, quais são os 5 pontos fundamentais que indicam que o fornecedor de vidros oferece uma logística de qualidade – e que também podem ser observados em qualquer segmento do mercado! Continue a leitura!

5 questões relacionadas à logística de um bom fornecedor de vidros

Mesmo que cada indústria tenha suas próprias características e demandas, existem exigências que precisam ser atendidas em qualquer processo logístico.

Certificar-se de que o fornecedor de vidros – ou de outra matéria-prima – escolhido por sua gestão atenda a essas exigências é imprescindível para garantir uma boa parceria.

Confira quais são os pontos mais importantes que devem ser atendidos pela empresa fornecedora:

1 Certifique-se de que o seu parceiro tenha um bom Lead Time

Em poucas palavras, Lead Time consiste no tempo médio entre o pedido de determinado produto e a sua entrega ao cliente final.

Ao escolher parceiros para a sua indústria, a lógica é simples: quanto menor for o Lead Time oferecido, melhores serão os prazos de entrega e, consequentemente, a sua eficiência produtiva.

Para determinar qual o Lead Time ideal para você exigir do seu fornecedor de vidros, liste os itens que você precisa, o tempo necessário para a sua aquisição e defina o período de tempo ideal para a confecção do produto final.

Dessa maneira, você terá plena certeza de que a empresa contratada está alinhada com a sua demanda produtiva.

Lembre-se: verifique sempre se o Lead Time é entregue conforme o prometido pelo fornecedor. Não basta garantir um acordo com um bom prazo de entrega. É preciso ter certeza de que esse prazo é sempre respeitado com fidelidade!

2 Verifique sua experiência e qualificação na área

Outro ponto imprescindível para certificar-se de que o seu fornecedor será capaz de atender às demandas acordadas é a sua expertise e experiência nas atividades que desempenha.

Empresas muito novas no mercado, ou que não estejam alinhadas ao que há de mais moderno em termos de fabricação no segmento em que atuam, podem não ser capazes de corresponder às expectativas.

Verificar há quanto tempo o seu fornecedor de vidros atua no mercado, portanto, é fundamental, assim como sua política de investimentos em qualificação, tecnologia e em programas de qualidade.

Suas certificações na área, como os selos ISO e o certificado no INMETRO para vidros temperados, também são indicadores fundamentais.

catlogo-vidros.png

3 Avalie a sua real capacidade de produção

Mesmo bem-intencionados, alguns fornecedores podem acabar não dando conta de cumprir com os acordos estabelecidos por conta de eventuais problemas em sua capacidade produtiva.

Além disso, perante as constantes oscilações do mercado ou até por questões de sazonalidade, é melhor optar por empresas capazes de atender a demandas variadas ou que estejam prontas para entregar pedidos de urgência, por exemplo.

Sendo assim, mais que avaliar o Lead Time oferecido no acordo inicial e até a experiência do negócio no mercado, verifique a capacidade fabril do seu fornecedor de vidros.

O ideal é que, além de tecnologia e qualificação, o fabricante também tenha unidades amplas de produção, capazes de atender a grandes e variadas demandas.

Nesse sentido, a capacidade produtiva impacta muito na qualidade da logística já que se ele não conseguir suprir suas necessidades com eficácia, a logística poderá ficar comprometida.

4 Garanta o comprometimento do seu fornecedor de vidros

Em qualquer parceria comercial, é imprescindível que ambas as partes envolvidas estejam comprometidas com as necessidades de seus parceiros.

Ao optar por um fornecedor de vidros, evite aquele com acordos prontos, impessoais, e que estejam pouco entusiasmados com a possibilidade de cooperar com o seu negócio.

Os melhores fornecedores são aqueles que entendem as necessidades específicas de cada indústria e são capazes de atendê-las sem pestanejar, adaptando-se conforme as peculiaridades de suas demandas e sanando rapidamente eventuais problemas.

Ao ser flexível quanto a alguns aspectos da parceria, não necessariamente significa que o fornecedor de vidros proporcionará uma logística de qualidade, mas com certeza essa preocupação em entender a fundo sua empresa trará como reflexo uma logística dentro ou acima do esperado. Afinal, atrasos na entrega são pontos que pesam negativamente, concorda?

5 Analise o custo-benefício do acordo em questão

Por fim, assim como muitos gestores suspeitam de negócios muito baratos, é importante também certificar-se de que o preço oferecido não seja muito elevado, mesmo que as entregas sejam rápidas e a qualidade do produto seja alta.

Para garantir o melhor custo-benefício, é importante realizar cotações com diferentes fornecedores, realizar pesquisas prévias de mercado e levantar internamente a capacidade da sua indústria de arcar com os valores em questão.

Ao considerar esse ponto, não pondere apenas o prazo das entregas e a qualidade dos produtos, mas também a capacidade de personalização oferecida, a qualidade da assistência, adaptabilidade dos negócios, entre outros fatores relacionados.

São todos esses aspectos pontuados que podem e vão nortear sua visão a respeito de se o fornecedor de vidros que você optar para o seu negócio será capaz de oferecer uma logística de qualidade!

E então?

Você viu que falamos sobre 5 questões que podem indicar e facilitar sua análise quanto a logística do fornecedor de vidros.

Claro que muitos outros pontos podem ser verificados, mas se você visualizar estes já terá uma boa base para investigar se ele será capaz de atender as necessidades da sua indústria!

Nós da Rohden Vidros temos comprometimento com a excelência dos itens que vendemos. Nossa capacidade de personalização e as constantes melhorias em nossos processos, principalmente logísticos, nos garantem um destaque no mercado.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e faça o download do nosso catálogo e conheça todos os nossos produtos!

catlogo-vidros.png

GOSTOU? COMPARTILHE!