Armazenamento de vidros – confira os cuidados que você precisa ter!

Sabemos que o vidro é um material frágil e que requer alguns cuidados especiais. Para empresas que trabalham com ele, além do cuidado ser ainda maior, ele deve estar em várias etapas do processo: armazenamento, manuseio e transporte.

Para não causar nenhum dano ao material e também para evitar acidentes com as pessoas que lidam com ele, fique atento as dicas que daremos neste conteúdo a respeito do armazenamento de vidros. Assim, você garante mais qualidade para o produto e segurança para a empresa! Continue a leitura!

Orientações para manuseio e armazenamento de vidros

As áreas mais frágeis e vulneráveis do vidro – especialmente o vidro temperado – são as bordas e quinas/cantos.  As peças de vidro temperado devem ser manuseadas de modo a prevenir a ocorrência de riscos, lascas ou quebras.

Ao realizar o transporte do vidro, não basta escolher o tipo mais adequado de cavalete para assegurar que o material permaneça em perfeitas condições durante o trajeto. Ele também precisa ser protegido de vibrações, impactos, danos superficiais e até mesmo do contato entre uma chapa e outra.

Os vidros temperados costumam ser entregues com os devidos protetores pela Rohden. Se a empresa não usar qualquer intercalário nos vidros entre uma etapa e outra do processamento pode ocasionar perdas, pois as peças sofrem riscos de avarias.

Como proteger os vidros durante a movimentação?

Os modelos de proteção escolhidos dependem do tipo de vidro, tamanho da peça e outros detalhes. O que pode ser usado:

- Separadores de cortiça

- Cantoneiras: geralmente de papelão, fundamentais especialmente para os vidros temperados

- Perfis: colocados nas laterais do vidro, feitos de materiais resistentes, como plástico ou polietileno

- Isomantas: usadas para revestir o vidro e oferecer maior resistência. Costumam ser feitas com materiais plásticos, e algumas vezes são substituídas por plástico bolha

- Cordas: colocados nos centros das peças e feitos de materiais resistentes. Importante para mantê-los limpos

- Filmes de proteção: revestem todo o vidro. Embora não agreguem resistência a impactos, eles protegem o vidro de riscos, manchas, sujeira e umidade.

Cuidados no armazenamento de vidros

- Armazenar e movimentar as peças sempre na posição VERTICAL

- Ter materiais separadores entre as lâminas de vidro

- Armazenar o vidro em local seco, bem-ventilado e protegido de umidade e poeira

- Nunca armazenar o vidro encostado na parede (principalmente sem a inclinação correta e sem proteção as bordas)

- Nunca armazenar diretamente no chão

- As chapas de vidro temperado devem ser transportadas e armazenadas com inclinação de 6% a 8% em relação ao plano vertical

- Evitar bater ou causar algum impacto que possa ocasionar a tensão no mesmo

- Não dispor as peças em posição horizontal no armazenamento ou no transporte interno

- Evitar o contato direto do vidro com ferragens ou material metálico, sem aplicação de materiais flexíveis adequados (como borracha, plástico ou cortiça) entre eles

- Jamais coloque protetores ou embale vidros quando eles estiverem úmidos: certifique-se de que cada peça esteja limpa e seca

- Peças grandes devem ser manuseadas por duas pessoas.

Como nós fazemos?

- Peças grandes monolíticas: utilizamos cantoneiras de papelão + separador de cortiça

Vidros duplos: separadores de cortiça e embalagem plástico bolha

- Portas de refrigeração: separador de EVA e/ou carrinhos.

Dicas de manutenção e limpeza de vidros

A mancha no vidro pode ocorrer quando o sódio que há dentro do vidro reage com a umidade no ar. Esse elemento quando combinado com pequenas quantidades de água pode criar o hidróxido de sódio, que é corrosivo.

Se o hidróxido de sódio é deixado na superfície por um período prolongado, o vidro será danificado permanentemente e deverá ser substituído.

No entanto, o hidróxido de sódio pode ser removido com facilidade usando água e produtos tradicionais de limpeza, como o álcool ou detergente neutro.

Recomendações para limpeza de vidros:

- Nunca use produtos ácidos para limpar o vidro. Dica: para saber se o produto é ácido, verifique o pH da solução. Se for menor que 7, a solução é ácida e não deve ser utilizada na limpeza de vidros

- Nunca use produtos abrasivos como lixa, palhas de aço e objetos pontiagudos para retirar resíduos

- Use somente água morna com detergente neutro e álcool isopropílico para limpeza do vidro

- A permanência de gotas de água pode, eventualmente, provocar manchas d´água. Portanto, remova-as mantendo o vidro limpo e seco.

E então?

Você viu que apresentamos algumas informações e dicas importantes para que você efetue um bom transporte, manuseio e armazenamento de vidros.

É essencial que na sua empresa todos esses cuidados sejam realizados para que este material traga o máximo de custo-benefício, agregando mais beleza e qualidade aos seus produtos.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer conhecer os vidros que beneficiamos, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso catálogo!

catlogo-vidros.png

GOSTOU? COMPARTILHE!