Balcão expositor com porta de vidro: entenda como ela contribui com a economia

Contar com um balcão expositor com porta de vidro traz inúmeras vantagens ao estabelecimento, principalmente quanto à redução de despesas e aumento na qualidade do armazenamento dos alimentos.

Ainda, existem algumas tecnologias que podem potencializar a eficiência energética no equipamento.

Nesse sentido, apresentaremos neste conteúdo quais são os problemas de manter um balcão expositor aberto, as vantagens de contar com a porta de vidro, e como o Retrofit e o vidro Low-E podem contribuir para esta questão. 

Você também verá como funciona o Kit Eco Fechamento, solução para refrigeração comercial desenvolvida pela Rohden Vidros. Continue a leitura e confira!

Por que um balcão expositor aberto é menos eficiente?

Quem tem um estabelecimento onde realiza a venda de alimentos refrigerados, congelados ou mesmo aquecidos, entende a importância do balcão expositor para a organização, conservação e exposição dos produtos.

Entretanto, nem todos os balcões, também conhecidos como autosserviço, contam com uma porta de vidro para manter o equipamento fechado.

Neste caso, o dono do estabelecimento pode ter prejuízo em diversos fatores. O primeiro é em relação à economia de energia. Para manter os alimentos refrigerados, é preciso manter o equipamento ligado continuamente. Além disso, a transferência térmica também é significativa. 

Isso porque parte do ar ambiente se mistura com o ar frio do expositor e, portanto, em dias ou períodos mais quentes, o equipamento consome mais energia para manter a temperatura ideal. Desta forma, os custos com energia elétrica, que representam boa parte das despesas de um estabelecimento, são muito mais altos.

No caso de estufas, em dias frios, onde é necessário manter os alimentos aquecidos, se exige muito mais do equipamento para mantê-los na temperatura adequada caso o balcão seja aberto.

E claro, a transferência térmica leva a outro problema: a conservação dos alimentos é prejudicada. Assim, há o risco de comercializar alimentos que não estejam na temperatura apropriada para o consumo, o que pode trazer a insatisfação dos clientes, perigo para a saúde dos mesmos, e inclusive problemas legais.

Vantagens de fechar o equipamento com uma porta de vidro

Ao contar com uma porta de vidro para manter o balcão expositor fechado, a vantagem mais perceptiva será a redução de custos com energia. Um vidro de qualidade traz maior eficiência energética ao equipamento, pois evita o contínuo contato do ar frio com o ar ambiente.

Com isso, o equipamento também não precisará consumir mais energia em dias quentes, e a temperatura dos alimentos se mantém na temperatura adequada conforme normas da vigilância sanitária.

Além disso, a porta de vidro traz uma vantagem relacionada à umidade. Como só ocorre a entrada de umidade quando a porta é aberta, a formação de gelo é reduzida, o que também diminui a necessidade de realizar o processo de degelo. Ou seja, este é outro fator que contribui com a redução de gastos.

Ainda, é preciso destacar o fator sustentabilidade. Esta é uma cobrança do mercado em geral, tanto de consumidores, como parceiros, fornecedores, e até mesmo legislação. 

Com equipamentos mais eficientes seu negócio colabora com esta questão e apresenta uma maior responsabilidade social.

Entenda o que é o Retrofit e o vidro Low-E

A tecnologia Retrofit nada mais é do que uma adequação de equipamentos abertos, no qual são instalados conjuntos de frames e portas, visando uma melhor performance energética. 

 Trata-se de uma reforma para modernizar o equipamento, mantendo o que há de bom na estrutura e adaptando outros recursos para atenderem às exigências legais e aumentar a vida útil.

Esta adequação aumenta a capacidade de refrigeração do balcão, reduzindo os picos de consumo de energia. O Retrofit também contribui para manter a qualidade dos alimentos armazenados.

A vantagem do Retrofit é que o projeto pode ser adaptado para a necessidade de cada negócio, além de ser realizado em etapas, o que traz mais flexibilidade financeira. 

Além disso, ele também reduz os custos operacionais e de manutenção relacionados ao equipamento, e ajuda o estabelecimento a adequar-se às normas vigentes.

O vidro Low-E, por sua vez, conta com uma camada fina de óxidos metálicos em uma de suas faces, que aumenta consideravelmente seu desempenho térmico. A principal característica deste tipo de vidro é refletir os raios ultravioletas e, consequentemente, impedir a troca de temperatura.

Se utilizado o vidro insulado, os resultados são ainda melhores. Isso porque, quanto menor a emissividade do material, menor é a transferência de calor. 

Portanto, com o alto isolamento e maior controle de perda térmica que o vidro Low-E oferece, o estabelecimento ganha não apenas em economia de energia elétrica, como também em qualidade de armazenamento dos alimentos. 

A seguir, confira como funciona o Kit Eco Fechamento da Rohden Vidros e quais são suas vantagens!

Conheça o Kit Eco Fechamento da Rohden Vidros

O desenvolvimento de produtos na Rohden Vidros é focado no aumento de qualidade e garantia de eficiência energética. Por isso, criamos o Kit Eco Fechamento, uma solução para refrigeração comercial que pode ser adaptada para qualquer tipo de balcão plano do mercado.

Por meio do Retrofit, o Kit pode proporcionar uma redução de até 60% no consumo de energia, além de todos os benefícios já citados durante o conteúdo.

Para atender a demanda e necessidade de cada cliente, produzimos projetos personalizados, onde é possível variar características como a iluminação e o sentido de abertura da porta.

Além disso, nossos vidros são fabricados com polímeros ABS e PVC e ligas metálicas e não metálicas, fatores que influenciam tanto na estrutura mecânica do produto como na eficiência energética.

Com o Kit Eco Fechamento, você obtém uma melhor exposição dos seus produtos no ponto de venda, armazenamento adequado, e ainda conta com a opção de incluir uma iluminação em LED.

Para entender mais sobre o Kit Eco Fechamento da Rohden Vidros e como podemos contribuir para o aumento de eficiência energética em seus equipamentos, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso catálogo!

catlogo-vidros.png

GOSTOU? COMPARTILHE!