Como se destacar no mercado de Refrigeração Comercial?

O uso da água no setor industrial é essencial e pode ser realizado de diversas formas durante o processo produtivo, que vão desde insumos, resfriamento, caldeiras, entre outras.

No processamento de vidros, ela é de suma importância, já que ela é responsável pela refrigeração nos processos. Além de certificar a qualidade nos produtos, o controle da água garante a preservação de máquinas e equipamentos. Por isso, seus parâmetros devem ser controlados diariamente. 

Continue a leitura e conheça como funciona o uso e as análises de controle de água na Rohden Vidros!

Retirando as impurezas 

Em sua forma natural, a água apresenta algumas impurezas, o que pode influenciar determinados processos fabris. A água com excesso de cálcio e magnésio, por exemplo, ao ser utilizada para limpeza, necessita do uso de aditivos para alcançar o desempenho esperado. É necessário retirar essas impurezas e para isso, um dos processos utilizados é a troca iônica. 

As duas unidades desmineralizadoras presentes na Rohden Vidros realizam a troca, consequentemente, retirando todas as impurezas do fluido. A água desmineralizada, como é chamada, é utilizada nos processos de limpeza dos vidros de baixa emissividade, pois possui condutividade abaixo de 20 µS, o sistema de desmineralização compõe uma parte de nossa estação de tratamento de água (ETA).

Estação de tratamento de água (ETA)

Nesta estação, além do processo citado anteriormente, também é feito o reaproveitamento de toda água utilizada no processo de lapidação através do sistema de floculação e decantação, no qual é adicionado o floculante. Este produto, fará a separação dos sólidos não dissolvidos, e sedimentará as partículas de impurezas, que posteriormente serão separadas da água, deixando-a mais limpa.

Existem alguns tipos de vidros técnicos que devem seguir determinados parâmetros de qualidade de água em seu processamento, como os vidros revestidos para controle solar, os quais devem possuir PH entre 6,5 e 7,5, condutividade menor que 1300 µS/cm e dureza inferior a 700 ppm, conforme estabelecido pela NBR 16673. 

GOSTOU? COMPARTILHE!