Cozinha funcional: já conhece essa tendência?

Muito além de um ambiente bonito, o que as pessoas mais procuram é por um espaço que atenda às suas necessidades com tranquilidade. Com a cozinha, não é nada diferente! O ato de cozinhar vai muito além de uma simples refeição e viver com conforto nesse ambiente é essencial no dia a dia familiar.

Dessa forma, o termo cozinha funcional tem se tornado cada vez mais comum. Já ouviu falar dele? Quer saber como essa tendência tem influenciado o mercado? Acompanhe as informações que preparamos sobre o tema!  

Entenda o que é

O foco de tornar um determinado ambiente propício para a execução de funções específicas é chamado de funcionalidade. No caso dos espaços domésticos, acontece quando um cômodo da casa é organizado e preparado de modo estratégico e personalidade para fazer com que os moradores desempenhem suas tarefas com mais praticidade, rapidez e prazer.

O que isso proporciona?

Entre os diversos benefícios da cozinha funcional, podemos destacar a economia de tempo e otimização da rotina como os mais interessantes.

Fica muito mais fácil de cozinhar ou praticar qualquer outra atividade rapidamente quando temos um espaço organizado e pensado da forma que melhor funciona para nós. Em tempos em que a falta de tempo tem se tornado uma reclamação frequente entre as pessoas, a agilidade das tarefas é algo muito importante, pois permite que o nosso tempo seja administrado para ações mais prazerosas, como passar um momento em família, praticar hobbies ou apenas apreciar o descanso.

Ao organizar e agilizar o processo na cozinha, você aprende a otimizar também os outros ambientes da casa, trazendo essa prática como hábito na sua rotina e dos outros moradores da casa.

Características de uma cozinha funcional

A disposição correta dos objetos e móveis, organização dos itens e melhorias na circulação do ambiente são algumas características de uma cozinha funcional. Mas além disso, é importante também saber aplicar a técnica durante o processo decorativo.

A escolha das cores, materiais e revestimentos devem ir além do padrão estético e trazer mais praticidade para o dia a dia, tornando as atividades diárias mais simples.

Olhando para os eletrodomésticos, conseguimos visualizar um bom exemplo disso: a pessoa pode optar pelo modelo cooktop ao perceber que precisa economizar espaço, ou optar pelo fogão de mesa, ao perceber que precisa de agilidade na limpeza diária. Nesse tipo de produto, a cor do vidro temperado utilizado também pode influenciar na facilidade de higiene.

Além disso, é muito importante adquirir revestimentos que além de fácil manutenção, tenham boa durabilidade. Isso vai garantir que a sua cozinha esteja sempre pronta para o uso.

Como essa tendência reflete no mercado industrial

A contemporaneidade deve ser uma das características da indústria que produz itens para a cozinha, como o mercado de Linha Branca. Os produtos devem estar aliados ao que há de mais moderno no mercado e principalmente, garantir através do design, acabamento e materiais, a satisfação de seus clientes.  

Produtos que tenham como prioridade a experiência do consumidor e focam em tecnologia, praticidade e eficiência é o que vêm ganhando espaço no mercado.

Uma das vertentes importantes na produção de itens para esse mercado que está em constante evolução e mudanças, é a escolha dos fornecedores dos materiais. Os vidros temperados, muito utilizados em fogões e fornos, são responsáveis pela segurança, funcionalidade e beleza dos eletrodomésticos e devem ser produzidos por empresas que acompanhem as tendências e atendam as necessidades de produção do setor.  

Saiba identificar o melhor fornecedor de vidros para Linha Branca

- Avalie o sistema de produção

O fornecedor precisa estar atualizado e habilitado para atender essa demanda. É essencial que a empresa vidreira tenha um sistema enxuto de produção, com constante aprimoramento de sua gestão de processos. O investimento em tecnologia de ponto é outro ponto a ser analisado.

- Confira a padronização

A principal diferença no processamento de vidros para Linha Branca está na produção seriada, com grandes lotes de peças padronizadas. Isso faz com que o setor de controle de qualidade seja essencial, voltando a atenção para cada etapa do processo.

- Têmpera e Serigrafia

A empresa escolhida precisa ter total domínio dos processos de têmpera e serigrafia, essenciais para a produção de vidros para fogões e cooktops. Como os produtos de Linha branca costumam utilizar peças finas (de 3mm de espessura), é primordial um conhecimento técnico específico para o processo de têmpera, assim como fornos de última geração. No processo de serigrafia, a atenção está no controle da viscosidade e da temperatura de secagem da tinta para um melhor resultado.

-  Tendências de mercado

Além de ser uma utilidade doméstica, os itens de Linha Branca também precisam estar alinhados com as tendências de consumo e seguir um padrão de design e usabilidade. Por isso, escolher um fornecedor que esteja por dentro das atualizações do mercado é muito importante.  Atualmente, a preferência está na utilização de vidros que agreguem valor ao produto, como serigrafados de cores variadas e Low-E.

A Rohden Vidros foi a empresa mais jovem do setor vidreiro a conquistar os principais certificados na área e conta com um amplo time de profissionais especializados, além de dois grandes parques fabris para atender a sua demanda.

Possuímos alta expertise no segmento de vidros temperados e na personalização para o seu produto, tornando a nossa empresa a melhor opção para quem deseja ter tecnologia, qualidade e excelente custo-benefício!

Quer saber mais informações sobre vidros para cooktops, fogões, fornos e outros eletrodomésticos? Entre em contato conosco! 

GOSTOU? COMPARTILHE!