Eficiência energética na Construção Civil

Gerar a mesma quantidade de energia, com menos recursos naturais. Esse é o princípio da eficiência energética. De modo geral, realizar o mesmo trabalho, com menos energia e menos impacto para o meio ambiente.

Esse termo não é novidade e muito tem se falado sobre esse tema, principalmente quando nos referimos à área de Construção Civil. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), o setor construtivo é responsável por aproximadamente metade do total de quilowatts produzidos no planeta. E ainda, segundo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 44% de toda energia elétrica consumida no país é destinada a essa área, seja nos setores residenciais, públicos ou comerciais. 

No desenvolvimento dos projetos, eficiência energética é sinônimo de contas de energia reduzidas, ambientes mais confortáveis, maior bem-estar dos moradores e claro, imóveis mais valorizados. 

Ou seja, a eficiência energética na Construção Civil está diretamente ligada aos benefícios financeiros, ambientais e também, de saúde. 

Como colocar a eficiência energética em prática?

Desenvolver novas tecnologias que proporcionem mais eficiência energética aos empreendimentos é fundamental para a indústria de Construção Civil. Os consumidores estão cada vez mais exigentes quando o assunto é sustentabilidade e projetos que levam esse propósito constroem uma maior diferenciação no mercado. 

Existem diversas práticas que podem ser adotadas para otimizar a eficiência energética dos empreendimentos, entre elas:

  • Ventilação natural: proporciona a redução do uso de condicionadores de ar artificiais em dias de clima mais ameno. 
  • Pinturas claras: auxiliam a não reter o calor e na redução do consumo de energia. 
  • Cobertura verde: além de filtrar gás carbônico, promove uma acentuada redução de temperatura.  
  • Portas e janelas com vidros termoacústicos: auxiliam no controle de luminosidade e temperatura. 

O uso de vidros termoacústicos

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter lido sobre os vidros termoacústicos. 

São vidros produzidos pela união de duas ou mais lâminas de vidro posicionadas paralelamente e separadas por espaçadores e dupla selagem. Possui uma camada de ar desidratado, no qual a Rohden optou pelo gás argônio que proporciona maior performance e vida útil ao produto. 

É justamente por conta da sua composição que eles apresentam um ótimo desempenho em isolamento acústico e térmico, atenuando a passagem do som e controlando a temperatura do ambiente, preservando o frescor nos dias mais quentes e impedindo a perda de calor nos dias frios e dessa forma, proporcionando economia de energia. 

Esquadrias termoacústicas Rohden

PD2_32_interior.jpg

A Rohden Vidros agora faz parte do mercado de Construção Civil com portas e janelas de alumínio com vidros de segurança (laminados, temperados e termoacústicos), oferecendo para os projetos mais qualidade, tecnologia e eficiência energética. 

Buscando atender com excelência as necessidades de nossos clientes, desenvolvemos projetos sob medida para cada obra e aplicação, seguindo rigorosamente as principais normas técnicas exigidas (ABNT e ANSI). Conheça mais sobre a linha clicando aqui

GOSTOU? COMPARTILHE!