Ensaio de estanqueidade para vidros insulados

O processo de fabricação de qualquer produto que envolva vidros insulados requer uma série de normas técnicas. Seja na linha para refrigeração, construção civil, linha branca ou naval, escolher um fornecedor que atenda aos requisitos de certificação significa maior segurança e respeito ao seu consumidor.

O ensaio de estanqueidade é um dos diferenciais que devem ser levados em consideração no momento da escolha, o mesmo é realizado com base na norma técnica NBR 16015 de 2012 da ABNT, que estabelece as características, requisitos e métodos de ensaio do vidro insulado plano utilizado em construção civil e unidades de condicionamento térmico e/ou acústico no que se refere à estanqueidade da água. 

E como o teste funciona?

O teste é realizado com uma unidade de vidro duplo retirado da linha de produção normal, após o tempo de cura adequado dos seus componentes construtivos.

Esse painel é colocado em um recipiente onde é depositada a água, conforme um nível correspondente. Nesse processo, é acionado um agitador e verificado se há o desprendimento de bolhas de ar.

A amostra é analisada durante um intervalo de tempo onde é possível determinar com exatidão se há ou não a entrada de água no pacote. Quando há a entrada de água, o teste é considerado reprovado e outras medições são realizadas. Ao fim do teste, as peças utilizadas são descartadas.

Quais vantagens a realização desse teste pode trazer a um produto?

Um dos maiores objetivos do ensaio é garantir a qualidade de vedação da unidade de vidro duplo que impede a troca de umidade, vapores ou gases entre a câmara e o ambiente externo. 

Assegurar que o vidro estará em conformidade, evitando não conformidades em campo relativo à condensação interna, é essencial para e melhor exposição dos produtos, já que a grande maioria dos vidros insulados são utilizados como visores.

Outras certificações da Rohden Vidros

Além de produzirmos vidros duplos ou insulados conforme as orientações citadas na norma NBR 16015, a Rohden Vidros possui todas as certificações necessárias para garantir a segurança e qualidade dos seus produtos.

Fomos umas das empresas mais jovens a obter o Certificado de Conformidade do Inmetro e do Instituto Falcão Bauer de Qualidade pela NBR 14698 de vidros temperados. Essa certificação é obtida através de auditorias e ensaios aplicados pelo Instituto Falcão Bauer de Qualidade e não é definitivo, ou seja, anualmente todos os processos são realizados para assegurar que os produtos estejam em conformidade.

Estamos em constante evolução de nossos processos, e com a implantação de novas tecnologias, procuramos trazer aos nossos produtos novidades que tornem ainda mais assertiva a fabricação de vidros.

Ficou com alguma dúvida sobre o teste de estanqueidade ou deseja fazer um orçamento? Entre em contato conosco! 

cta_rohden-vidros_oramentos.png

GOSTOU? COMPARTILHE!