Gás argônio: mais eficiência e performance para o pacote de vidro

23.PNG

O vidro duplo ou insulado é a melhor opção para quem busca segurança, desempenho térmico e isolamento acústico. Suas vantagens se dão pela sua composição: esse tipo de vidro é formado pela combinação de duas lâminas de vidro, ligadas por um perfil de alumínio, que pode ou não receber uma aplicação de gás. 

Quando opta-se pela aplicação do gás, é possível aumentar a eficiência do pacote, pois ao ser injetado, proporciona a retirada do ar condensado dentro da câmara. Nesse processo, um dos gases mais utilizados é o gás argônio

Para conhecer mais sobre esse assunto, continue a leitura conosco! 

O que é gás argônio?

O gás argônio é considerado o gás nobre mais abundante do planeta  Terra. Devido à sua propriedade inerte (característica dos  gases nobres) e baixa condutividade térmica, possui uma boa utilização na conservação de materiais oxidáveis no geral e como isolante, preenchendo os vazios entre vidros duplos e triplos.

Sua maior quantidade se encontra na mistura gasosa do ar atmosférico: cerca de 0,93% do volume do ar que respiramos é composto pelo mesmo. 

Por que ele é escolhido para os pacotes de vidro?

O gás argônio é responsável por aumentar significativamente a propriedade térmica do pacote de vidro duplo pois inibe o movimento molecular, de modo que a transferência de calor é reduzida. Também age intensificando a vida útil do vidro, pois atua na retirada de quase toda a umidade presente no ar contido na câmara, o que ajuda a evitar a condensação.

Além de todos esses benefícios, o gás argônio não é tóxico e por isso, o seu uso não afeta o meio ambiente, fazendo com que seja agregado ao produto uma maior eficiência energética sem que haja impactos negativos para o nosso planeta. 

Quando comparamos a performance de um refrigerador comercial que possui a aplicação do gás argônio em seu pacote de vidro, por exemplo, com um refrigerador sem a mesma aplicação, os resultados são impressionantes: 

Comparativo de performance gás argônio.PNG

Comparativo de performance gás argônio2.PNG

 

Podemos notar que o refrigerador que conta com a aplicação do gás (opção 2) apresenta uma temperatura exterior do vidro maior, mas ao ser exposto a uma umidade relativa crítica, apresenta redução no fluxo de calor e uma perda térmica relativamente menor. 

 

Comparativo de performance gás argônio3.PNG

 

Quando realizamos o comparativo dentro de um ano, o pacote de vidro que não possui a aplicação do gás argônio demonstra uma perda energética 27% maior em relação ao pacote de vidro que possui a aplicação. 

 

Comparativo de performance gás argônio4.PNG

Os vidros Rohden

Oferecer mais tecnologia, performance e economia para os projetos de nossos clientes é o que buscamos constantemente em nosso processo produtivo. Por isso, realizamos a aplicação do gás argônio na produção de todos os nossos vidros insulados. 

Aqui são realizadas medições periódicas da concentração de gás presente nos pacotes, que deve ser superior a 90%, garantindo ao produto qualidade e maior vida útil.

Se você procura pelo pacote de vidro mais eficiente do mercado para os segmentos de Refrigeração Comercial ou Construção Civil, conte com a Rohden! 

GOSTOU? COMPARTILHE!