Vidro Low-E: ótimo desempenho energético em refrigeradores

Investir na tecnologia de vidro Low-E é um diferencial que pode proporcionar mais qualidade, melhorar o desempenho e garantir o melhor custo-benefício para diversos produtos.

Além de agregar todas as vantagens presentes nos vidros temperados comuns, eles ainda contam com uma camada metalizada que garante melhor performance, reduzindo a transferência térmica em equipamentos refrigerados.

Descubra, a seguir, como a tecnologia de vidro Low-E se caracteriza, quais são as suas principais aplicações, seus benefícios, os cuidados especiais exigidos em sua manutenção e como acertar na hora de adquirir para o seu negócio!

O que é e como funciona o vidro Low-E?

Com uma camada fina de óxidos metálicos em uma das faces do vidro, os vidros Low-E são reconhecidos pelo seu desempenho térmico.

Pode-se potencializar os resultados dos vidros Low-E quando produzidos em vidro insulado (duplo). Quanto menor for a emissividade, menor é a transferência de calor por radiação.

Este vidro tem como característica refletir os raios ultravioletas, impedindo a troca de temperatura. Os vidros Low-E produzidos no processo hard coat oferecem condições para a energização (vidros aquecidos para balcão de congelados).

Quais são as suas principais aplicações?

Esse tipo de vidro é recomendado para situação que exija a redução da incidência de radiação de raios infravermelhos.

No segmento de refrigeração eles são amplamente aplicados em equipamentos comerciais, na produção de freezers verticais e horizontais para o armazenamento de alimentos e bebidas.

Seja em ilhas refrigeradas, balcões para autosserviço de resfriados e congelados, freezers horizontais com tampas deslizantes, walk-in cooler ou até visores para câmaras frigoríficas, eles são a melhor opção em eficiência para isolamento.

Por que sua utilização é vantajosa?

O método de aplicação dos metais no vidro garante um baixo nível de reflexão e alta transparência, o que reduz o efeito de espelhamento e possibilita melhor visualização dos produtos expostos.

A alta capacidade de isolamento e controle de perda térmica do vidro Low-E não só aumenta a qualidade de armazenamento dos produtos, como também garante economia de energia.

Quais são os cuidados especiais exigidos por esse tipo de produto?

A tecnologia empregada no vidro Low-E exige que cuidados especiais sejam rigorosamente seguidos em relação aos seus processos de limpeza e armazenamento.

É recomendado que a camada revestida com a tecnologia não fique à mercê da ação externa do tempo e nem seja submetida a produtos químicos, de modo a evitar sua deterioração.

A limpeza deve ser feita com detergentes neutros, água em temperatura normal ou mesmo produtos específicos para a limpeza de vidros, sempre com uma esponja macia ou pano.

Itens muito desgastantes, como lãs de aço, por exemplo, não devem ser utilizados, assim como álcool e produtos abrasivos, que não sejam voltados à limpeza desse tipo de vidro.

Se você deseja adquirir vidros Low-E para utilizar na fabricação dos seus produtos, deve considerar que cada fabricante possui um processo próprio para a sua confecção, por isso é sempre necessário obter as orientações e padrões corretos de manutenção junto ao fornecedor.

Em relação aos fabricantes, inclusive, é preciso certificar-se de que os processos de transporte e armazenamento sejam respeitados, por meio de ambientes secos, arejados e limpos, além de protegidos contra sol, chuva e poeira.

Como escolher o melhor fornecedor de vidros Low-E?

Na hora de escolher pelo seu fornecedor de vidros Low-E, certifique-se de que a empresa em questão tenha a devida experiência, know-how, infraestrutura, qualificação de mão de obra e apoio técnico.

Um dos indicadores mais importantes na área é a certificação do INMETRO e da norma NBR 14698 de vidros temperados.

No mercado desde 2005, a Rohden Vidros foi a empresa mais jovem a conquistar esses certificados, mantendo sempre um padrão rigoroso de investimentos em equipamentos da mais alta tecnologia.

Entre os segmentos atendidos pela empresa, estão expositores verticais e horizontais para aplicação em média e baixa temperatura, vidros para balcões, ilhas, visores para câmara fria e túneis de congelamento.

Com mão de obra qualificada e uma estrutura de ponta, a empresa atende a uma demanda crescente no cenário nacional com sede localizada na cidade de Taió em Santa Catarina.

Além do melhor padrão de qualidade, a Rohden é comprometida com as necessidades de seus parceiros, fornecendo produtos personalizados e submetendo-se a um constante processo de evolução e melhorias em seus processos.

Você já conhecia todos os diferenciais e vantagens presentes na tecnologia de vidro Low-E? Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

Se desejar, faça o download gratuito do Guia que elaboramos sobre como o vidro pode contribuir para a eficiência energética!

cta_rohden-vidros_guia.png

GOSTOU? COMPARTILHE!