Você sabe o que é o vidro insulado e onde pode ser utilizado?

A tecnologia na indústria de vidros não para de avançar e de trazer novas possibilidades aos fabricantes de produtos que utilizam esta matéria-prima – e com o vidro insulado não é diferente!

Capaz de aliar diversos benefícios presentes em outros produtos da mesma natureza em apenas um material, ele é sinônimo de eficiência, versatilidade e inovação.

Indicado para os mais diversos segmentos, desde o de refrigeração até a construção civil, suas propriedades podem ser especialmente selecionadas de acordo com as demandas e necessidades de cada projeto.

Descubra, a seguir, como o vidro insulado se caracteriza, quais são seus principais benefícios e quais cuidados devem ser adotados durante a sua instalação! Continue a leitura!

O que é o vidro insulado?

Conhecido popularmente no mercado também pelo termo “vidro duplo”, ele é produzido através da união de duas ou mais laminas de vidros posicionadas paralelamente.

As laminas de vidros são separadas por espaçadores incluindo uma camada interna de ar desidratado e dupla selagem. Desta forma, o produto permite a união entre diferentes tipos de vidros, aliando suas principais características e benefícios para a obtenção de vantagens únicas.

A câmara de ar garante um desempenho ainda melhor em termos de isolamento acústico e térmico.

De acordo com o padrão de performance pretendido, o vidro insulado pode unir vidros temperados com laminados, de controle solar, entre outros.

Por ser um ótimo isolante térmico, ele pode utilizar uma combinação de vidros Low-E, por exemplo, garantindo alta resistência contra grandes variações de temperatura e sendo uma ótima alternativa para o mercado de refrigeração!

Entre outras aplicações possíveis, estão itens de linha branca, vidros navais e inúmeras opções para a construção civil, como em janelas, portas, fachadas, entre outras.

Quais são as suas principais vantagens?

Graças à união entre diferentes tipos de modelos de vidros, o vidro insulado é muito valorizado no mercado e agrega infinitas possibilidades aos mais variados projetos.

Além de possibilitar o melhor desempenho térmico para o segmento de refrigeração, conforme mencionado anteriormente, questões como a praticidade do vidro auto limpante e a segurança dos temperados também podem ser combinadas.

Por ser capaz de assumir um excelente isolamento acústico, ele pode ser utilizado para diminuir o barulho em ambientes residenciais e empresariais. E ainda, para isolar estúdios musicais, escolas de música, rádios, entre outros.

Como isolante térmico ou luminoso, o vidro insulado ainda pode ser um importante aliado para otimizar o conforto da temperatura de determinados ambientes, contribuindo inclusive para a economia de energia elétrica.

Muitas possibilidades do produto poderiam ser mencionadas, mas a principal delas é justamente a versatilidade que garante o melhor padrão de design, aliando alta segurança, isolamento térmico, controle luminoso e desempenho acústico.

Prático, inovador, elegante, confortável e seguro, o vidro insulado agrega em apenas um item todas as vantagens disponíveis no segmento de vidros!

Que tipo de cuidado é preciso em sua instalação?

O vidro insulado conta com algumas peculiaridades próprias quanto a sua instalação, que precisam ser seguidas de maneira fiel para que o seu desempenho não seja comprometido. Confira as principais delas:

Uso de esquadrias próprias

Os vidros insulados obrigatoriamente devem ser instalados em esquadrias próprias, especialmente desenvolvidas para alocar esse tipo de produto.

Caso esse cuidado não seja tomado, e opções improvisadas sejam adotadas, os desempenhos acústicos e térmicos podem ser comprometidos.

Instalação com calços

Durante o processo de instalação, o uso de calços também é obrigatório. Isso de modo a evitar que as bordas entrem em contato com a água utilizada para a lavação do sistema, como água da chuva ou de outras fontes de umidade.

Atenção especial aos selantes

Durante a vedação das esquadrias, é necessário utilizar selante próprio e jamais incluir produtos como silicones ácidos, com fungicidas ou mesmo massa de vidraceiro que não sejam compatíveis com o produto.

Selantes incompatíveis ou de baixa qualidade podem comprometer a estrutura do silicone estrutural, fazendo com que ele perca a função e exija reparos.

Estrutura diferenciada para o frio

No caso do segmento de refrigeração, em que o vidro insulado é utilizado em portas de freezers e refrigeradores, a estrutura em que o material é encaixilhado deve ser de alumínio ou PVC.

Rohden Vidros investe em novas tecnologias!

Sabemos que investir em novas tecnologias é essencial para disponibilizarmos ao mercado vidros de qualidade. Com isso, o crescimento no segmento de refrigeração gerou a necessidade de buscarmos meios e tecnologias para acompanhar a crescente demanda de vidros mais técnicos.

Para atender esta demanda, no último semestre, realizamos um grande investimento para a aquisição de uma linha automática de montagem de vidros insulados.

A nova linha permite a montagem de vidros insulados convencionais. E ainda, a montagem de vidro insulados defasados, onde os quatro cantos dos vidros poderão ficar desencontrados.

Esse novo equipamento proporcionará maior agilidade na produção dos itens e aumentará a precisão de montagem deles, agregando ainda mais na qualidade do produto.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se tem interesse em adquirir vidros insulados para os seus produtos, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

cta_rohden-vidros_oramentos.png

GOSTOU? COMPARTILHE!