Como garantir uma negociação eficiente com fornecedores de vidros?

Garantir uma negociação eficiente com fornecedores é um dos desafios mais importantes para as indústrias, principalmente quando tratamos sobre itens que exigem padrões rígidos de qualidade, como é o caso dos vidros temperados!

A seguir, descubra o que considerar na hora de garantir o melhor custo-benefício na aquisição dos seus vidros, seja para a fabricação de Cooktops ou outros itens semelhantes na linha branca.

Seu fornecedor garante uma negociação eficiente quanto ao custo-benefício?

Sabendo que, para que os produtos fabricados por sua empresa tenham qualidade é indispensável que as matérias-primas dos fornecedores também tenham, o primeiro passo é ter em mente que o melhor não é necessariamente o mais barato.

Claro que quando tratamos sobre custo-benefício, buscar por preços baixos também é importante, mas esse não é o único fator que deve ser considerado.

Tão importante quanto o próprio negócio feito com determinado fornecedor, é a garantia de que ele está comprometido com a sua parceria e com os padrões legais e de qualidade do seu segmento.

Nesse sentido, considere o histórico da empresa em questão, sua adequação às normas que regulamentam o segmento e as opções que ela lhe oferece em seus produtos.

Certifique-se de que os vidros sejam vendidos em diversas espessuras, cores e formas para aplicação, garantindo não só um fornecimento constante, mas também maior capacidade de adaptabilidade quanto a novos itens desenvolvidos.

A possibilidade de adquirir os vidros já serigrafados também é importante para agregar mais valor aos produtos, ampliando sua gama de conceitos e características.

Muito além da própria linha de produtos, procure também por fornecedores capazes de se adaptarem às mudanças de suas demandas e com ampla necessidade de estoque.

Por fim, não basta garantir uma negociação eficiente em relação a todos os pontos abordados até aqui caso os vidros não respeitem as normas legais que regem o setor. Saiba mais sobre elas no próximo item.

O produto adquirido respeita as normas de qualidade do segmento?

Quando tratamos sobre a fabricação de vidros temperados, além de conferir se os produtos são certificados pelo INMETRO, também é indispensável verificar se eles respeitam os parâmetros da NBR 14698.

Criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a NBR 14698 versa especificamente sobre vidros temperados.

Entre os principais aspectos que mencionamos na certificação, e que precisam ser respeitados pelos fornecedores, estão questões como:

Eventuais defeitos nos vidros

Diversas questões sobre o aparecimento de defeitos nos vidros são previstas sob os padrões da NBR.

Ela considera que condições como arranhões e riscos são defeitos lineares, enquanto nódoas, sujeira, infundidos, partículas estranhas e inclusões de gás são defeitos pontuais.

Só são considerados aqueles defeitos que são iguais ou maiores que 30mm. Quando quatro ou mais deles estiverem juntos em uma distância menor que 200mm, é considerado um acumulo de defeitos.

Segundo a norma, também pode ocorrer uma região de distorção ótica com raio máximo de 100mm.

Formatos, furos, recortes e bordas

É vetado qualquer processo de serragem, corte, perfuração ou de trabalhos em bordas depois que os vidros foram submetidos ao processo de têmpera.

Todos os trabalhos realizados em vidros devem ser feitos antes de se tornarem temperados e, caso ocorra algum defeito em seu beneficiamento, ele sequer deve ser encaminhado à têmpera.

Para que ocorra uma negociação eficiente, as especificações sobre formatos, furações e cortes devem ser extremamente precisas.

O fornecedor de vidros temperados deve sempre ser consultado, especialmente em projetos especiais, para que suas tolerâncias e principais características respeitem o padrão esperado na têmpera.

No momento do acabamento, algumas exigências também precisam ser respeitadas, como a obrigação de que as bordas embutidas sejam lapidadas e que bordas expostas sejam bisotadas ou lapidadas/polidas conforme necessidade do projeto.

Empenamento e planicidade

Por conta das próprias características do vidro temperado, uma distorção conhecida como empenamento pode ocorrer.

Com a têmpera, é impossível garantir vidros tão planos quanto os comuns, por isso o empenamento varia muito de acordo com sua espessura, suas dimensões e proporções.

A norma prevê que a medida do empenamento deve ser feita ao longo das bordas e de suas diagonais. Ele é demonstrado como a deformação dividida pela medida do comprimento da borda ou diagonal do vidro.

Feita em milímetros, a medição precisa ser realizada em temperatura ambiente, em posição vertical e respeitar os parâmetros destacados na NBR 14698.

Você garante plena adequação com todas as condições escritas até aqui ao optar por um parceiro devidamente regulamentado na norma por meio de um órgão certificador. Confira outros pontos para considerar no próximo item!

Como encontrar por bons fornecedores na área?

Ao realizar a sua pesquisa de mercado para encontrar uma negociação eficiente na aquisição dos seus vidros, não se esqueça de levar tudo o que foi abordado até aqui em consideração.

Caso você perceba que seus atuais parceiros não tenham o perfil que destacamos ao longo do primeiro item, comece a buscar por novos fornecedores o mais cedo possível.

Já se a empresa em questão não está adequada com os parâmetros que abordamos ao longo do segundo item, abandone-a imediatamente, pois além de estar perdendo dinheiro, sua empresa ainda estará ignorando questões legais!

Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Entre em contato conosco! Agora, se você procura por uma negociação eficiente e o melhor padrão possível de qualidade e negociação para a aquisição de vidros temperados, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

cta_rohden-vidros_oramentos.png

GOSTOU? COMPARTILHE!