Quando usar vidro temperado e vidro laminado?

vidro-temperado-e-vidro-laminado.jpg

Cada vez mais presente nas edificações, o vidro é um material que se destaca pelo layout, efeito transparente e de fácil higienização. O mercado disponibiliza vários modelos e técnicas produtivas, contudo, um dos mais procurados são os vidros de segurança, em razão da resistência e por atenderem as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Desse modo, é importante esclarecer que o vidro temperado e o vidro laminado são duas opções do modelo de segurança, que requerem aplicações e execuções distintas. No artigo a seguir, vamos elencar as características de cada um e os modos de aplicação. 

 

O que são vidros de segurança e qual a função?

Inicialmente é preciso esclarecer que os vidros de segurança são projetados para reduzir riscos de acidentes e ferimentos, caso quebrem. Ainda que não tenham diferenças muito aparentes, as opções atendem a aplicações distintas. Nesse artigo, vamos detalhar dois modelos muito usados na construção civil, o temperado e o laminado. 



Quais as características dos vidros temperados?

O vidro float é beneficiado com algumas técnicas que visam garantir mais segurança à peça. No processo de têmpera, por exemplo, o vidro é submetido a uma temperatura de 700ºC e resfriado na sequência. Esse processo muda o arranjo molecular do vidro e o torna 5 a 7 vezes mais resistente que um vidro comum.

Vale ressaltar que o vidro temperado é indicado para instalações autoportantes e que contenha ferragens, já que quando quebrado, produz fragmentos pequenos e menos cortantes. Em relação à aplicação, podem ser usados nas seguintes situações: boxes de banheiro, envidraçamento de sacadas, portas divisórias, vitrines, janelas e fachadas verticais. 

 

Quais as características dos vidros laminados?

caracteristicas-dos-vidros-laminados.png

Outro tipo de vidro de segurança é o laminado, fabricado com duas lâminas de vidro, interligas por camada de Polivinil Butiral (PVB) ou resina. Além de permitirem a aplicação de películas e resinas, pode ser produzido em diversas cores, tornando-o uma excelente opção de decoração. Do mesmo modo, é indicado para proteção patrimonial, tendo em vista que resiste a diferentes níveis de impacto. 

Já a versão do vidro multilaminado, fabricado com três ou mais peças intercaladas por camadas de PVB, ou resina, são ainda mais protetivos e tem a função termoacústica.  Normalmente é aplicado em divisórias, portas, janelas, claraboias, para-brisas, vitrines, sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas. 

Se pensarmos em edificações comerciais, os vidros laminados atendem com eficiência, ambientes que precisam de proteção reforçada, como, por exemplo: bancos, vitrines de lojas, guaritas, joalherias, pisos e visores de piscina. 

 

Quando usar vidro temperado ou vidro laminado?

O profissional que tiver alguma dúvida sobre a aplicação dos vidros temperados ou laminados pode consultar as normas da ABNT preparadas para vidros na construção civil. No caso dos vidros laminados, a NBR 7199 determina as aplicações mais adequadas. 

A versão mais atualizada da norma, indica os vidros laminados em aplicações com vidros que retardam a propagação de fogo e ainda, instalações com caixilhos móveis que se projetam para o exterior. Desse modo, é fundamental que o profissional conheça o documento, pois em algumas situações, o vidro temperado não oferece a segurança necessária quando é quebrado. 

No blog da Rohden Vidros você fica atualizado sobre as principais tecnologias e produtos de vidro. Acesse o site e confira conteúdos relevantes para o setor da construção civil. 

GOSTOU? COMPARTILHE!