Qual é a diferença entre expositor e refrigerador?

refrigerador.jpg

Há algumas características do expositor e do refrigerador que contribuem para o aumento das dúvidas quanto aos equipamentos. Apesar das semelhanças, ambos possuem funções divergentes dentro de um estabelecimento. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para entender um pouco mais sobre as características e diferenças entre eles. 

Vamos lá?

Expositor x refrigerador: o que os diferenciam?

Apesar de parecidos em alguns momentos, há certas especificações que diferenciam o expositor do refrigerador. Muitas delas estão relacionadas aos objetivos comerciais do negócio e os produtos que serão usados em cada equipamento. 

Vale destacar que, em 2022, 46,3% dos brasileiros consumiram algum tipo de prato pronto congelado. O volume equivale a 27 milhões de lares brasileiros. Esses dados, apontados pela Veja, reforçam o crescimento da demanda.

Mesmo que esse não seja o foco aqui, é preciso conhecer essa mudança de comportamento do cliente para se adaptar a ela. 

Ou seja, é fundamental entender quais equipamentos de refrigeração comercial adquirir para aproveitar o cenário favorável. Tudo, é claro, com base na conservação adequada e segurança dos alimentos

Pensando nisso, listamos a seguir as principais características dos dois modelos e, consequentemente, as diferenças entre eles. Veja!

Expositor: características e diferenciais

expositor.jpg

O expositor é um equipamento destinado à disposição de produtos variados. Isto é, ele serve para apresentar, ao cliente, os itens disponibilizados pelo negócio. 

Logo, o expositor impacta diretamente na decisão de compra e na satisfação do mesmo. 

Cabe ressaltar que um expositor pode ou não ter recursos de refrigeração. Tudo vai depender dos produtos que serão exibidos no mesmo. Sendo assim, eles funcionam em temperaturas quentes, neutras e frias.

Contudo, o ideal é contar com o expositor refrigerado para manter o frescor, a qualidade e a segurança dos produtos perecíveis. 

E, ainda, garantir a conveniência dos compradores. Afinal, assim, será possível oferecer opções mais práticas, como produtos de fácil consumo e de porções individuais, por exemplo. 

Mas aqui é extremamente importante o cuidado com o vidro utilizado e sua aplicação. Isso porque o mesmo pode impactar na visibilidade dos itens. O ideal é que esse equipamento garanta a transparência (não embaçado) e os baixos níveis de reflexão. 

Por isso, é essencial que o vidro tenha tecnologia capaz de garantir a qualidade, segurança e alto desempenho térmico. Como, por exemplo, o Vidro Low-E ou a aplicação de gás argônio.

Vale destacar que o Vidro Low-E é uma tecnologia que diminui a troca de temperatura. E, quando produzidos em vidro insulado (duplo), há a potencialização dos resultados, reduzindo a transferência de calor por radiação.

Por fim, a aplicação de gás argônio garante uma baixa condutividade térmica, conservando materiais oxidáveis e atuando como isolante ao preencher os vazios entre os vidros duplos e triplos.

Leia também: Vitrines atrativas: quais as melhores formas de mostrar os produtos?

Refrigerador: características e diferenciais

refrigerador-caracteristicas.jpg

Os refrigeradores também são conhecidos como “refrigeradores expositores”. Isso significa que eles contam com portas de vidro para facilitar a visualização do consumidor, sem a necessidade de abrir ou fechar a porta. 

Ou seja, ele serve para armazenar uma grande variedade de produtos alimentícios e deixá-los ao alcance dos clientes. 

Eles funcionam em uma temperatura mais baixa que a do ambiente, mas continuam sendo positivas. Eles podem, e devem, ser expositores. Assim como, igualmente, na horizontal ou vertical. Aqui é possível conservar diversos itens, como:

  • Bebidas;
  • Laticínios;
  • Frios;
  • Sanduíches naturais;
  • Saladas de frutas. 

E, da mesma forma que nos expositores, o cuidado com o vidro utilizado no refrigerador é essencial para garantir a melhor performance. 

Por isso, atente-se a aplicação do Vidro Low-E ou a aplicação de gás argônio para gerar o alto desempenho térmico.

Como escolher o melhor equipamento para o negócio?

Como vimos acima, a escolha entre o expositor, o refrigerador e os equipamentos de refrigeração no geral, depende de alguns pontos. O primeiro deles é quanto a comercialização e tipo de estabelecimento. 

Isso ajuda a definir os alimentos que serão mais utilizados e, consequentemente, os equipamentos necessários para garantir a conservação deles. Afinal, um supermercado é diferente de uma padaria, certo? 

Além disso, é importante avaliar o espaço físico do negócio para entender como dispor os equipamentos, sem atrapalhar a movimentação e a aquisição dos produtos. Essa característica também ajuda na seleção entre o modelo horizontal ou vertical. 

Ainda, listamos alguns dos fatores que impactam na qualidade e eficiência do equipamento. Então, fique atento ao:

 

  • Consumo de energia: depende do volume, fluxo de vendas e do tamanho do empreendimento. Precisa estar em conformidade e em equilíbrio com esses fatores;
  • Vidro: deve-se compreender o tipo de vidro utilizado e a tecnologia aplicada nele;
  • Frames: os frames com vidros baixo emissivos garantem maior eficiência por proporcionarem controle térmico, desempenho e economia;
  • Portas: são responsáveis pela exposição. Por isso, precisam garantir a conservação do alimento, qualidade de visualização e máxima eficiência energética.

 

Dica extra! Opte por soluções que possibilitem a aplicação da tecnologia Low-E. Com ela será possível minimizar, ainda mais, a troca de temperatura e reduzir o gasto energético do seu estabelecimento.

Leia também: Refrigeração e vidros – como essa união oferece maior eficiência ao produto

Conte com quem é especialista em refrigeração comercial! 

A seleção do expositor e refrigerador ideal é essencial para o sucesso do estabelecimento, como abordado ao longo do texto. Portanto, além das dicas já apresentadas, não deixe de conferir a autoridade e expertise do fornecedor

A Rohden, por exemplo, oferece as melhores soluções em refrigeração comercial. Nossos vidros são modernos, tecnológicos e passam por um rigoroso processo de fabricação.

Disponibilizamos modelos insulados e temperados para assegurar a máxima eficiência em isolamento, controle de perda térmica, redução do consumo de energia e preservação da qualidade dos produtos armazenados. 

Conheça a nossa linha completa e aumente a competitividade do negócio! Para isso, clique aqui e saiba mais das soluções Rohden!

GOSTOU? COMPARTILHE!