Você sabe com quais tipos de vidros que a Rohden atua?

No mercado você encontra inúmeras opções de vidros para atender os mais diversos segmentos, desde a refrigeração até a linha naval.

Entretanto, quando se pensa no fornecedor desses vidros, além de obter a comprovação quanto a qualidade, é fundamental que você saiba quais tipos de vidros ele oferece para assim identificar em que momentos ele pode suprir sua demanda!

Nesse sentido, iremos falar sobre quais tipos de vidros são utilizados em nossa indústria e vamos explicar um pouco sobre cada um. Continue a leitura!

Tipos de vidros: pontos importantes

Antes de pontuarmos de fato a atuação da Rohden de acordo com os tipos de vidros, acreditamos ser relevante falarmos sobre alguns aspectos gerais desses materiais.

Utilizamos vidros temperados de 3,15mm a 19mm. Entre as variações estão o incolor, o fume, o verde, o aramado e serigrafado.

Também com vidros duplos, triplos, quádruplos e quíntuplos com e sem aquecimento e com e sem serigrafia. E ainda, o laminado incolor, refletivo ou leitoso sem têmpera e o laminado temperado incolor refletivo, ou leitoso.

Existe a possibilidade de fazermos acabamentos em bisotê – bordas trabalhadas e chanfradas em angulação – e ainda, portas e frames para refrigeração.

Vidro incolor

A composição química do vidro é composta por Sílica (72%), Sódio (14%), Cálcio (9%), Magnésio (4%), Alumina (0,7%) e Potássio (0,3%). Todos esses elementos são misturados a uma temperatura de 1.500 C° onde após algumas horas eles formam um líquido que será despejado no molde para se obter o vidro no formato desejado.

Essa base, do vidro ainda cru ou incolor, servirá de base para a formação de outros vidros o que delimitará a ocupação dele na indústria.

Vidro colorido

Os vidros coloridos podem ser classificados em dois tipos: o pintado e o serigrafado. O primeiro, como o nome sugere, é produzido a partir de um vidro float, onde no processo de fabricação recebe uma pintura especial.

Já o processo de pintura do vidro colorido serigrafado é realizado através da aplicação de um esmalte cerâmico no vidro comum. Ao ser submetido a um forno de têmpera, essa pigmentação adere ao vidro.

Vidro aramado

Conforme publicado no Anuário de Tecnologia e Vidro de 2012, [...] pioneiro no uso como vidro de segurança na construção civil e na decoração de ambientes, o aramado é um vidro impresso. Disponível em várias cores, conta com uma rede metálica de malha quadrada que lhe confere a qualidade da segurança, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Essa rede metálica é uma tela quadriculada de arame de aço que segura os estilhaços do vidro em caso de quebra. Isso evita que partes sejam projetadas pelo ar ou que fiquem na estrutura pontas perfurantes.

Ele é indicado para ser usado em saídas de emergência, guarda-copos, cobertura, divisórias, caixas de escada, sacadas, peitoris e tampos de balcões.

Vidro serigrafado

Ao explicarmos mais acima sobre o processo de fabricação dos vidros coloridos, já mencionamos basicamente como é feito o vidro serigrafado.

De acordo com o Anuário de Tecnologia e Vidro 2012 a técnica de serigrafia se traduz na aplicação de uma tinta vitrificada (esmalte cerâmico) no vidro comum, seguida de forno de têmpera para os pigmentos cerâmicos aderirem a sua superfície. O resultado é um vidro temperado com textura resistente inclusive a materiais pontiagudos.

Então, para efetuar o processo de serigrafia, a imagem ou desenho que se deseja fazer no vidro é gravado em uma tela de poliéster e transferido para a peça de vidro através de emissão luminosa. E como mencionado no Anuário, a tinta utilizada para esse processo é o esmalte cerâmico.

O vidro serigrafado pode ser utilizado em fachadas, divisórias, portas feitas de vidro, boxes para banheiro e vitrines, dentre outras aplicações.

Vidro laminado

Duas grandes características deste tipo de vidro são o alto desempenho acústico e a proteção contra os raios UV. Basicamente ele é a união de duas lâminas de vidro por meio de uma película.

Conforme informações do Anuário de Tecnologia e Vidro 2012, a laminação pode ser feita com Polivinil Butiral (PVB), com E.V.A ou com resina – todas disponibilizam uma gama infinita de cores ao vidro.

Dentre esses três tipos de materiais utilizados para efetuar a laminação, o Polivinil Butiral (PVB) é um dos mais utilizados, já que filtra até 99,6% dos raios solares.

Um aspecto interessante é que a película que fica entre as duas lâminas de vidro garante que, quando quebrado, os fragmentos fiquem aderidos a ela, evitando que aconteçam acidentes. Por isso que ele também é considerado um vidro de segurança.

Então, dois pontos bastante positivos desse tipo de vidro é que além de contribuir para uma maior segurança devido aos fragmentos não se soltarem da estrutura em caso de quebra, ele também protege contra os raios UV.

Ele é indicado para ser aplicado em coberturas, fachadas, sacadas, guarda-copos, portas, janelas, divisórias, vitrines, pisos e outros.

Vidro duplo

O vidro duplo ou vidro insulado é um conjunto formado por duas lâminas planas, separadas por um espaçador. Ele conta com bordas hermeticamente seladas ao longo de todo seu perímetro (completamente vedado) formando em seu interior uma câmara estanque e desidratada.

Em alguns casos a câmara pode ter gases inertes para melhorar o comportamento térmico e/ou acústico. Ele é um modelo bastante eficaz para reduzir a transferência de calor através do envidraçamento. Na Rohden Vidros, todos os modelos contem gás argônio o que garante essa eficiência

Uma das características interessantes deste modelo é que ele permite combinar vidros idênticos ou diferentes para fornecer um modelo ainda mais interessante de acordo com a finalidade a que se destina.

No Anuário de Tecnologia e Vidros 2012, é mencionado que [...] da associação de vidros de espessuras diferentes com laminado em uma das faces, obtém-se um excelente controle acústico. Já o conforto térmico é garantido pela redução da troca de calor dos vidros com o ambiente.

Queremos falar também sobre os vidros triplos, quádruplos e quíntuplos, que beneficiamos com e sem aquecimento e com e sem serigrafia.

Vidros triplos, quádruplos e quíntuplos

- Vidros triplos: este modelo é elaborado com uma lâmina de vidro comum, uma câmara de ar e uma lâmina de vidro laminado, que corresponde a duas lâminas. Ele também pode ser formado por três lâminas separadas por uma câmara de ar.

- Vidros quádruplos e quíntuplos: esse tipo se obtém quando há a junção por espaçadores. Ou seja, são resultados da união de lâminas através de espaçadores.

Segundo conteúdo publicado no site da ABRAVIDRO, o vidro duplo pode ser aplicado em fechamento de vãos fixos, janelas, portas, coberturas, visores das portas de saunas secas e úmidas, fechamento de salas e ambientes climatizados.

E então?

Você viu algumas informações sobre os tipos de vidros de atuação da Rohden Vidros.

É fundamental que você conheça os tipos de vidros de nossa atuação e os outros modelos que existem no mercado, pois assim se torna mais simples avaliar as opções e encontrar a que atenda as demandas do seu negócio com qualidade e eficiência.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Se desejar, solicite um orçamento sem compromisso clicando abaixo!

rohden-vidros-oramento-1.jpg

GOSTOU? COMPARTILHE!