3 medidas para reduzir o impacto ambiental da refrigeração comercial

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A refrigeração comercial desempenha um papel muito importante nas empresas, tanto na conservação das mercadorias quanto na garantia de produtos sempre frescos ou gelados para satisfazer os consumidores. 

Entretanto, ela também possui um grande impacto ambiental, pois contribui para a emissão de gases do efeito estufa. Considerando a crescente exigência do mercado por sustentabilidade e a urgência de promover uma economia mais responsável, é essencial minimizar esse problema. 

Felizmente, existem medidas bastante eficazes que você pode adotar para reduzir esse impacto. Neste artigo, você vai conhecer três ações básicas para implementar no seu negócio e tornar sua refrigeração comercial mais sustentável. Descubra a seguir!

 

Como tornar a refrigeração comercial mais sustentável?

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Evidentemente, as mudanças climáticas têm efeitos muito negativos para o ambiente e para a própria sociedade. Por isso, reduzir as emissões de gases de efeito estufa oriundos da refrigeração comercial é uma contribuição importante para promover um futuro sustentável.

Como se não bastasse, esse cuidado ainda pode gerar impactos econômicos bastante positivos para a sua empresa. Afinal, promover a sustentabilidade também significa prezar pela eficiência. 

Isso significa que, ao minimizar os impactos ambientais oriundos da refrigeração comercial, o seu negócio pode acabar tendo uma redução nos custos de energia, assim como nos reparos dos equipamentos, e ainda obter melhores resultados.

Além disso, cada vez mais consumidores estão procurando por produtos e serviços que sejam ambientalmente responsáveis. Ou seja, prezar por esse tipo de cuidado pode influenciar o fortalecimento da sua marca.

Mas, afinal, quais são as medidas ideais para ter uma refrigeração comercial mais responsável e ambientalmente correta? Abaixo, elencamos as melhores práticas em três medidas principais.

 

1. Controle a perda térmica e o consumo de energia

Controlar a perda térmica e o consumo de energia dos equipamentos utilizados na refrigeração comercial é uma medida imprescindível para reduzir os impactos ambientais gerados pela sua empresa.

Isso porque a perda térmica aumenta a necessidade de refrigeração, elevando as emissões de gases e o consumo de energia. Além disso, o gasto energético das máquinas representa uma parcela significativa dos custos operacionais.

Nesse sentido, uma série de medidas podem ser adotadas para controlar esses dois fatores. Em primeiro lugar, é importante instalar os aparelhos em local adequado, com uma temperatura ideal para o fluxo de troca de calor.

Além disso, cuide para que os setpoints dos equipamentos não estejam configurados com valores muito baixos. Afinal, isso faz com que as máquinas sejam acionadas com maior frequência. 

Os degelos periódicos também são importantes, pois camadas muito espessas de gelo atuam como isolantes térmicos, que diminuem a eficiência da refrigeração. Inclusive, atualmente existem controladores inteligentes que gerenciam o degelo de forma automática. 

Prezar por manutenções periódicas, especialmente na troca das borrachas de vedação e na limpeza das serpentinas, também ajuda a diminuir o consumo de energia. Esse cuidado ainda previne falhas inesperadas, evitando prejuízos com reparos e máquinas paradas. 

 

2. Dê preferência aos vidros com gás argônio

Por falar em controle da perda térmica e do consumo de energia, muitos gestores não se dão conta disto, mas os vidros utilizados nos equipamentos de refrigeração comercial têm enorme impacto na eficiência operacional. 

Dito isso, o vidro duplo ou insulado é a melhor alternativa para otimizar o desempenho térmico. Isso porque ele é composto pela combinação de duas lâminas, que são ligadas por um perfil de alumínio. A composição pode ou não receber a aplicação do gás argônio.

Ao optar pelos vidros insulados com gás aplicado, você torna todo o conjunto do maquinário mais eficiente. Isso porque o argônio retira o ar condensado de dentro da câmara, preenchendo os vazios entre os vidros e os isolando.

Trata-se do gás nobre mais abundante do planeta, que tem propriedades inertes e baixa condutividade térmica. Por inibir o movimento molecular no pacote de vidro duplo, ele minimiza a transferência de calor.

Como citamos anteriormente, quanto menor for a perda térmica, maior será a eficiência da refrigeração comercial. Consequentemente, mais elevados serão os padrões de sustentabilidade. 

Vale ressaltar que o gás argônio não é tóxico. Portanto, a aplicação dele nos vidros insulados não prejudica o meio ambiente. Assim, você pode usá-lo para aumentar a eficiência energética sem afetar negativamente a política ambiental da sua empresa.

Outro ponto que merece destaque é o de que o argônio contribui para aumentar a vida útil do conjunto. O motivo disso é que ele retira praticamente toda a umidade do ar que fica contido na câmara, evitando a condensação.

 

3. Priorize fornecedores preocupados com a sustentabilidade

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Procure adquirir seus equipamentos, acessórios e insumos com empresas sérias e comprometidas ambientalmente. Tenha em mente que a sustentabilidade da refrigeração comercial também passa por uma escolha criteriosa de fornecedores. 

Além de ser uma forma de reforçar o compromisso ambiental e social do seu negócio, priorizar uma cadeia de fornecimento consciente também garante que ele adquira itens com baixa pegada de carbono e que sejam mais eficientes em termos energéticos.

Um bom exemplo disso é a Rohden Vidros. Além de prezar pela aplicação de argônio na produção de todos os vidros insulados da marca, ela ainda realiza medições periódicas para assegurar-se de que a concentração do gás seja sempre maior que 90%.

Somado a isso, um rigoroso processo de produção visa promover o que há de mais moderno e tecnológico no mercado de refrigeração comercial. O resultado são produtos mais eficientes e sustentáveis. 

Assim, além de oferecer o que há de melhor em isolamento, controle de perda térmica e redução de consumo energético, a Rohden Vidros consegue agregar a máxima eficiência e economia aos clientes, bem como prezar por uma cadeia responsável de produção.

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