Vidros para janela: saiba qual é o mais resistente

vidro-para-janela.jpg

As características mais procuradas por clientes que procuram vidros para janela são a resistência e capacidade de reduzir a entrada direta de raios solares. Desse modo, é preciso conhecer os modelos que melhor atendem esses e outros requisitos dos projetos de construção e dos consumidores finais. 

É importante esclarecer que os vidros são materiais que oferecem luminosidade, durabilidade e layout de alto padrão em diferentes tipos de edificações. Portanto, é possível investir em um material seguro e comprovar o custo-benefício em longo prazo. 

Para contribuir com a escolha do produto mais resistente, elaboramos um artigo que apresentará os detalhes dos modelos mais utilizados na construção civil. Continue a leitura e descubra quais são. 

 

Quais os vidros mais utilizados nas janelas das edificações?

Em primeiro lugar, é importante destacar que as soluções oferecidas pela construção civil e a verticalização das cidades, contribuíram para o aumento do uso de vidro nas edificações residenciais e comerciais. Entre os principais motivos estão, o aperfeiçoamento dos produtos e a sustentabilidade que permite reciclagem e menos agressão aos recursos naturais. 

Dessa maneira, é importante esclarecer que os vidros recomendados para instalações de janelas são avaliados e indicados pela norma técnica NBR 7199, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Conforme a Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), a atualização do material foi relevante, para o entendimento das aplicações e segurança dos produtos disponíveis no mercado. Sendo assim, o vidro para janela utilizado nas edificações deve ter a classificação de segurança. 

 

Quais os vidros para janelas mais resistentes?

vidros-utilizados-nas-janelas-das-edificacoes.jpg

Conforme apontado pela norma NBR 7199, os vidros mais indicados para instalações de janelas são os modelos de segurança. Fazem parte dessa categorização, os seguintes tipos: laminado, temperado e aramado. 

No entanto, é importante acrescentar que podem ser incluídos outros itens, desde que atendam as especificações de segurança para pessoas, quando quebrados ou para uso como isolantes térmicos. 

Dito isso, os modelos mais empregados nas janelas de edificações residenciais ou comerciais são os laminados e aramados. Já o produto insulado, comum ou temperado precisam seguir as recomendações técnicas, para que cumpram a função apresentada. 

A fim de facilitar o entendimento sobre as diferenças e aplicações do vidro para janela, é importante reforçar as distinções dos modelos mais usados. Acompanhe a seguir, as principais características:

 

Vidros laminados

Os vidros laminados são produzidos por uma ou mais placas de vidros. E, para serem fixados, utilizam-se camadas de películas — podendo ser uma ou mais camadas. O processo garante um conjunto mais resistente em termos térmicos e acústicos, além de segurar os fragmentos quando quebrados.  

 

Vidros aramados

No processo produtivo, é aplicada uma malha metálica no vidro, de forma a segurar a placa em caso de quebra. É recomendado para acabamentos em diferentes projetos de edificação, mas oferecem ainda, alta resistência ao fogo e redução de ruídos externos. 

 

Vidros insulados

Também chamados de vidros duplos ou sanduíche, é constituído com um método de envidraçamento duplo e o espaço existente é preenchido por ar ou gás. Em razão da técnica utilizada, permite a combinação de lâminas com características diferentes, como, por exemplo, comuns e temperadas. Entre as principais vantagens estão, o maior conforto acústico, aproveitamento de luz natural e diminuição da temperatura externa.

 

Vidros comuns

Pode parecer inferior aos modelos de segurança, mas, é a base de todos os outros tipos e tecnologias. Conhecido como vidro float ou plano, precisa de recursos como encaixilhamento (protegidos nas extremidades com molduras metálicas) além de serem usados para criação de outros tipos de lâminas. 

 

Como escolher as melhores opções?

Agora que você obteve mais informações sobre vidros para janela, é importante avaliar as opções disponíveis no mercado. Nesse sentido, a Rohden Vidros, pode contribuir com diferentes soluções, de modo a indicar a melhor opção para sua residência ou negócio.

É importante esclarecer que o portfólio de vidros é composto por produtos de segurança, de modo a oferecer aos consumidores um alto padrão de qualidade e desempenho, além da resistência e durabilidade das lâminas. Por esse motivo, os projetos são desenvolvidos de modo personalizado, para diferentes obras e aplicações, atendendo as normas nacionais e internacionais do setor. 

Portanto, se você está avaliando as melhores opções de vidros, acesse o site da Rohden Vidros e conheça nossa linha de vidros para janelas. 

GOSTOU? COMPARTILHE!