Vidro baixo-emissivo: o que é? Por que escolhê-lo?

vidro-baixo-emissivo-o-que-e.jpg

O setor produtivo de vidros está se aprimorando para oferecer as melhores soluções aos clientes em termos de durabilidade, proteção e sustentabilidade. Hoje vamos abordar o vidro baixo-emissivo. 

Trata-se de um produto idealizado para a atual realidade da sociedade, que busca proteção em relação aos agentes externos e aumentar a eficiência energética, com redução do consumo de eletricidade. Continue a leitura e saiba como funciona.

 

O que é um vidro baixo-emissivo?

o-que-e-vidro-baixo-emissivo.jpg

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que um vidro baixo-emissivo tem a capacidade de reduzir expressivamente a passagem de calor ou frio, da área externa para a interna. 

Também conhecido como Low E, é capaz de evitar a condensação do vidro sem depender de aquecimento elétrico. Desse modo, aumenta expressivamente a eficiência energética. 

Considerando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 16015:2021, esse tipo de vidro pode ser feito com o vidro insulado — que é um conjunto formado por duas placas de vidro plano, separadas por um espaçador e bordas hermeticamente seladas ao longo de todo o perímetro — criando uma câmara estanque e desidratada. 

As aplicações atendem diferentes setores econômicos, com destaque para o setor varejista de alimentos. Os equipamentos que têm esse material oferecem mais segurança em termos de preservação dos produtos e redução no consumo de eletricidade. 

 

Quais os benefícios dos vidros baixo-emissivos?

beneficios-vidro-baixo-emissivo.jpg

É fato que o mercado conta com várias opções de vidros. Contudo, o vidro baixo-emissivo se diferencia pelas aplicações comerciais e eficiência energética. 

Ou seja, apresenta alta eficiência quando instalado nos seguintes equipamentos: geladeiras expositoras, freezers verticais, adegas e laterais insuladas de refrigeradores.

Desse modo, é importante acrescentar que o uso do modelo de baixa emissividade pode reduzir o consumo de energia em quase 30%, sem contar o alto índice de transmissão da luz, de modo a oferecer melhor visualização dos produtos armazenados. 

Contudo, a maior vantagem é apresentar soluções ambientalmente corretas, pois reduz a emissão de CO₂, além de diminuir o consumo de energia elétrica. Um exemplo prático são os refrigeradores comerciais, encontrados em lojas do setor alimentício. 

vidro-baixo-emissivo-eficiencia-energetica.jpg

Os benefícios incluem, também, uma melhor visualização dos produtos no interior dos refrigeradores. Isso porque a troca de calor com o ambiente é reduzida, o que impede a condensação do vidro. 

Portanto, agora que você tem mais informações sobre o vidro baixo-emissivo, entre em contato com nossa equipe técnica. Teremos muita satisfação em esclarecer suas dúvidas e apresentar um projeto exclusiva para sua fábrica ou indústria. 

A Rohden Vidros conta com experiência e know how para inovar sempre, quando o assunto é vidros. Uma das tecnologias aplicadas é a do Planitherm One II, capaz de triplicar a eficiência térmica e considerado o melhor produto para aplicações insuladas na refrigeração vertical. 

Acesse o site da Rohden Vidros e conheça as linhas produzidas.

GOSTOU? COMPARTILHE!