Vidro de cooktops: como fazer a limpeza sem manchar, riscar ou danificar?

vidro-de-cooktops-limpeza.jpg

Por conta da superfície lisa e brilhante do vidro de cooktops, esse modelo de fogão tornou-se a alternativa preferida dos consumidores que desejam agregar beleza e elegância à composição da cozinha. 

Afinal, muito além da eficiência e praticidade, o eletrodoméstico popularizou-se no mercado graças ao design sofisticado e moderno. Entretanto, para manter o valor estético, é importante manter a limpeza do vidro sempre em dia.

Mas afinal, como higienizar o vidro de cooktops sem arriscar manchá-lo, riscá-lo ou danificá-lo? Confira as melhores dicas a seguir!

 

Como limpar o vidro de cooktops?

limpar-vidro-de-cooktops.jpg

Normalmente, o vidro de cooktops também se destaca pela facilidade de limpeza. Contudo, muitas pessoas têm receio de danificar o eletrodoméstico durante a higienização. Afinal, esse tipo de fogão é mais delicado do que os modelos tradicionais.

A boa notícia é que basta seguir alguns cuidados básicos para não correr nenhum risco de manchar, riscar ou trincar a sua superfície. São eles: 

 

Comece a limpar só depois de esfriar

Por mais que os melhores modelos de vidro de cooktops sejam desenvolvidos para resistir à variação térmica, o ideal é não correr riscos. Ao jogar água ou detergente sobre o fogão quente, a diferença de temperatura pode gerar trincos.

Por mais que o risco de isso acontecer em um bom eletrodoméstico seja mínimo, é válido tomar esse cuidado. 

 

Utilize os produtos certos

Nunca utilize produtos de limpeza com cloro ou amoníaco. Eles podem estragar a superfície do vidro de cooktops. O recomendado é utilizar apenas detergente neutro, sabão em pasta ou álcool.

Se você preferir usar misturas caseiras, uma boa alternativa é misturar 1 litro de água, 1 colher de sopa de vinagre e 4 colheres de sopa de detergente para uma limpeza mais substancial.

 

Jamais use abrasivos

Há uma tendência em procurar algum produto que raspe para limpeza. Entretanto, isso pode causar riscos no vidro de cooktops. Por isso, jamais utilize a palha de aço.

O mesmo vale para o lado verde da esponja. No lugar dele, utilize apenas a superfície amarela, que é mais suave. Inclusive, o mais indicado é utilizar esponjas especiais para essa finalidade, identificadas no supermercado como “não risca”.

 

Higienize sempre depois de cozinhar

Procure evitar ao máximo a presença prolongada de sujeiras. Assim, você não precisa submeter o vidro de cooktops às limpezas pesadas, que têm mais chances de provocar riscos, arranhões e danos.

Isso é muito simples: basta fazer uma higienização leve no fogão toda vez que você terminar de utilizá-lo. Além de proteger o seu eletrodoméstico, esse cuidado também é prático e mais rápido do que as limpezas demoradas e mais severas.

 

Seque após a limpeza

Depois de concluir a limpeza do vidro de cooktops, sempre com produtos neutros, não deixe de secá-lo imediatamente. Isso é essencial para evitar o aparecimento de manchas. 

Nossa dica é evitar flanelas e panos aveludados, pois eles soltam fiapos e podem até riscar a superfície.

No lugar disso, prefira os panos de algodão. Caso você não encontre nenhum, uma sugestão é utilizar uma camiseta velha para essa finalidade, prestando atenção se ela é mesmo 100% de algodão. 

Agora que você já sabe como cuidar e manter a beleza do seu fogão, descubra porque o vidro de cooktops da Rohden é o melhor do mercado. Atendendo o segmento de linha branca com modelos temperados e serigrafados, disponíveis em diversas cores, formatos e espessuras. Clique aqui e explore os diferenciais Rohden!

GOSTOU? COMPARTILHE!