Refrigeração e vidros – Como essa união oferece maior eficiência ao produto

Encontrar produtos que auxiliem na Eficiência Energética de equipamentos de refrigeração pode ser um desafio. Mesmo com os avanços tecnológicos é preciso estar atento também a outras questões que podem influenciar na eficiência, como a qualidade do vidro.

É comum na fabricação de refrigeradores o foco estar em outros componentes, mas o vidro tem total importância na qualidade e funcionamento do produto.

Hoje queremos falar a respeito da relevância que os Vidros Técnicos utilizados nos equipamentos refrigerados tem em relação a Eficiência Energética. Continue a leitura!

Expositores com portas de vidro: mais economia

Atualmente a predominância no mercado de refrigeração é a venda dos balcões já fechados com a utilização de portas com vidros especiais. Esta demanda de mercado ocorreu em virtude do alto consumo de energia dos equipamentos abertos e exigências da Anvisa em relação à conservação dos alimentos, proporcionando assim um melhor acondicionamento dos produtos.

No site Resfriando é mencionado que expositores abertos, por mais que as grades de recirculação de ar estejam desobstruídas, ainda há uma pequena parcela do ar ambiente que se mistura com o ar do expositor. Consequentemente, nos períodos mais quentes do dia, o consumo de energia dos expositores é maior, pois a influência do ar quente é mais intensa.

Desta forma, os refrigeradores com portas de vidro contribuem significativamente para a redução do consumo de energia já que o ambiente vai ter contato com o ar frio do refrigerador apenas quando a porta estiver aberta.

Outro ponto positivo dos expositores com portas de vidro está relacionado a questão da umidade. Como ela fica impedida de entrar na maior parte do tempo, evita-se a formação de gelo nos produtos e na serpentina, não necessitando tempo e gastos para realizar o processo de degelo com mais frequência.

Entretanto, não basta apenas o expositor contar com portas de vidro, é preciso analisar a qualidade e especificações técnicas do vidro e dos demais componentes que contemplam o balcão.

Refrigeração: é preciso pensar no todo

img_2369.jpeg

A iluminação, os vidros, a vedação, o fator de potência e o sistema de ar comprimido são alguns pontos que precisam ser avaliados para favorecer a eficiência do produto. Cada componente adquirido precisa colaborar, junto aos demais, para gerar qualidade e durabilidade.

O vidro técnico com utilização de Low-E contribui para melhorar a performance de expositores verticais, horizontais e câmaras frigoríficas. Como esses ambientes apresentam consumo de energia elevado, é fundamental avaliar todos os componentes que fazem parte do produto, e o vidro é extremamente importante quando especificado de maneira correta.

Vidros de qualidade e vedação correta

Os refrigeradores e demais expositores com portas de vidros contribuem para a maior Eficiência energética. Mas, será que apenas as portas de vidros por si só resolvem a questão?

A qualidade e o tipo de vidro utilizado, bem como, do material e do modelo de vedação, são essenciais para que o refrigerador desempenhe ao máximo sua função, de forma durável, favorecendo a eficiência.

Vale ressaltar que o uso da tecnologia para otimizar e melhorar processos e recursos relacionados ao sistema de refrigeração contribuem consideravelmente para atingirmos o resultado.

Melhorias em ventiladores, válvulas de expansão, controles de temperatura e questões relacionadas aos fluxos de ar são constantemente aprimoradas para que com os vidros técnicos e o sistema de vedação contribuam para um produto excelente.

Importância da Gestão Energética

frame-resfriado-serigradado-1024x722.jpeg

Conforme material da Eletrobrás e PROCEL, intitulado Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração Industrial e Comercial a Gestão Energética visa otimizar a utilização de energia elétrica através de orientações, ações e controles sobre os recursos humanos, materiais e econômicos, reduzindo os índices globais e específicos da quantidade de energia elétrica necessária à obtenção do mesmo resultado ou produto.

Em meio aos temas citados sobre a redução de energia necessária para o total funcionamento de um produto, está a questão do meio ambiente. Cada vez mais o novo mercado consumidor reconhecerá e buscará por produtos de empresas que mostram o compromisso com as questões ambientais.

Sendo assim, a Gestão Energética é uma das alternativas que podem reforçar o compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente.

É importante que o seu negócio esteja alinhado com os avanços tecnológicos, bem como, com a busca pela Eficiência Energética. A escolha assertiva de componentes e materiais que serão utilizados na fabricação garantirá um produto de qualidade que irá atender as expectativas do mercado tanto no aspecto financeiro, quanto ambiental.

E então?

Falamos sobre o crescimento da busca por refrigeradores com portas de vidro e o quanto é importante avaliar a qualidade de cada componente do seu expositor. E ainda, mencionamos sobre a qualidade e especificação do vidro e da vedação, o quanto esses dois itens são essenciais para a Eficiência Energética.

Rohden Vidros busca constantemente se atualizar e inovar quanto ao beneficiamento de vidros para a refrigeração comercial. Temos a disposição vidros para balcões, ilhas, Portas e Frames para Expositores, visores para câmara fria e túnel de congelamento.

Nossos produtos são desenvolvidos para garantir a máxima eficiência em isolamento, controlando a perda térmica e diminuindo o consumo de energia visando manter a qualidade dos produtos refrigerados.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso Guia sobre como o vidro pode contribuir com a eficiência energética!

GOSTOU? COMPARTILHE!