Principais vantagens do vidro insulado na construção civil

Principais-vantagens-do-vidro-insulado-na-construcao-civil.png

Um dos produtos que conquistou o setor da construção civil nacional é o vidro insulado, em razão da diversidade de uso, conforto acústico e térmico, contribuindo ainda, para a redução no consumo de energia. Projetado com duas ou mais chapas de vidro, separadas por um perfil espaçador, o produto reúne dois benefícios importantes, proteção e bem-estar. 

Contudo, profissionais e consumidores ainda têm dúvidas sobre o custo-benefício da peça, ou mesmo das possibilidades de uso. Para esclarecer as dúvidas e contribuir com a tomada de decisão sobre o produto, elencamos detalhes relevantes do produto. Continue a leitura e saiba quais são. 

 

Quais as características do vidro insulado?

Antes de apresentarmos as características do vidro insulado, é importante destacar que o material é um dos itens da construção civil que é 100% reciclável. Produzido a partir de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato, pode ser empregado em diferentes tipos de construção e reaproveitado para novos projetos. 

Sendo assim, o vidro insulado é um modelo formulado com duas laminas de vidro, dispostas paralelamente e separadas por espaçadores que contém uma camada interna de ar desidratado e selagem dupla. Essa tecnologia permite que sejam empregados tipos de vidros diferentes na mesma peça, como o temperado, laminado ou aramado, por exemplo. 

A título de esclarecimento, o espaço entre as chapas de vidro é chamado de câmara interna. Nele é colocado ar desidratado ou o gás que oferece essa condição, o argônio. Além disso, as peças de vidro são seladas, com objetivo de impedir a troca de gases e manter a estabilidade do produto. 

No continente europeu, esse tipo de vidro é obrigatório em algumas aplicações, além de ser recomendado nas seguintes edificações comerciais: hospitais, laboratórios, restaurantes, bares e hotéis. Apesar dos diferenciais, o produto não é tão divulgado no mercado interno, sendo mais utilizado na refrigeração industrial.

 

Quais as principais vantagens na construção civil?

Como foi possível observar, o vidro insulado oferece uma série de benefícios nas edificações em que é utilizado. A título de informação, nos Estados Unidos e países da Europa, o favoritismo do produto é em relação a proteção térmica (baixas temperaturas) e acústica. 

Os diferenciais destacados são obtidos pela composição de vidros que permitem dois modelos diferentes. Sendo assim, o vidro duplo pode reunir uma peça de controle solar na parte externa e outra de segurança, no lado interno. Vale lembrar que não é qualquer tipo de material que pode ser insulado, por isso, é importante contar com orientação profissional no momento da escolha. 

É importante destacar as vantagens do vidro insulado, para melhor compreensão das possibilidades de investir no material, em projetos ou reformas nas edificações. Confira e avalie o custo-benefício:

Produto “verde”: o vidro insulado é considerado um produto verde, ou seja, sustentável. O material já se destaca por ser reciclável e a peça dupla oferece conforto térmico que reduz a incidência dos raios solares e consequentemente, menos tempo de uso do ar-condicionado. 

Resistência e segurança: a camada dupla isolada pelo sistema de vácuo torna a peça mais resistente a impactos. Caso os vidros utilizados sejam temperados ou laminados, o efeito será ainda maior, em termos de proteção e segurança do imóvel.

Proteção acústica: os vidros insulados reduzem expressivamente os ruídos externos nas grandes cidades. Dependendo da espessura das placas, a redução do som pode chegar a 70%. 

 

Outras aplicações de vidro insulado

É válido esclarecer que o modelo duplo apresenta uma diversidade de usos, não se restringindo a portas ou janelas. Outras opções que oferecem resultados eficientes são, o fechamento de fachadas e envidraçamento de sacadas, além de peças específicas para o setor de refrigeração ou adegas. 

Contudo, outra opção que pode ser muito eficiente em imóveis residenciais ou comerciais é o vidro insulado com persiana interna. Nessa situação, a proteção é instalada na câmara que separa as duas peças. 

A diferença em relação à persiana normal é que o acondicionamento entre os vidros evita o acúmulo de poeira, oferece mais privacidade, além de controlar cômodos com muita luminosidade. 

 

Como é feita a instalação das peças insuladas?

A primeira consideração a ser feita sobre a instalação do vidro insulado é a precisão das medidas. Isso é imprescindível para que o processo mantenha as características da peça. 

Do mesmo modo, existem algumas particularidades próprias do modelo, como, por exemplo, as esquadrias utilizadas na instalação. Elas devem ser projetadas especialmente para o modelo de vidro escolhido, com risco de comprometer a qualidade da peça, em caso de substituição. 

Outro detalhe que é considerado obrigatório na instalação é o uso de calços. Apesar de parecer um detalhe, o procedimento evita que as bordas dos vidros tenham contato com água de chuva ou limpeza. 

Por último, mas não menos importante, a vedação deve ser feita com selante próprio. A peça insulada pode ficar seriamente comprometida se tiver contato com produtos de baixa qualidade ou com alta acidez. 

Em resumo, o vidro insulado na construção civil é uma opção de qualidade e com custo-benefício excelente, tendo em vista as vantagens que proporciona nas edificações. Sendo assim, é importante conhecer empresas com know how na fabricação e instalação do produto. 

No portfólio de produtos da Rohden Vidros existem várias opções de vidros para atender o mercado da construção civil. São portas e janelas fabricadas com materiais para atender a diferentes demandas do seu projeto. 

Acesse o site e confira detalhes dos nossos produtos. 

GOSTOU? COMPARTILHE!