Saiba o que é um vidro float

vidro-float.png

 

Você sabia que pode encontrar exemplos de aplicação do vidro float dentro de casa ou até em automóveis? Isso é possível devido o material, desenvolvido com um processo especial que o torna muito resistente e cristalino, tornando-o ideal em instalações de janelas, portas de banheiros, automóveis, entre outras opções. 

Com esse entendimento, elaboramos um artigo para detalhar o processo produtivo, características e aplicações do produto. Tudo para que você possa tomar a melhor decisão, quando precisar escolher materiais resistentes e de alto acabamento na sua casa ou empresa. Fique por dentro, no texto a seguir. 



Como é produzido um vidro float e para que serve?

O vidro float é fabricado com uma técnica na qual uma porção determinada do material fundido é colocado sobre uma “cama” de estanho derretido. Por esse motivo, o termo “float” que significa “flutuar”. 

Vale ressaltar que, para conseguir essa condição, são usados maquinários de alta complexidade, quantidades corretas de matéria-prima e as etapas de produção, devem ser realizadas de modo sistemático e preciso. É oportuno destacar que o produto é resultado da experimentação feita pelo engenheiro britânico, Alastair Pilkington, com objetivo de produzir placas de vidro plano. 

O processo produtivo do vidro float envolve a mistura de materiais como vidro reciclado, areia de sílica, cal, potássio e soda, derretidos em temperaturas muito altas (acima de 600 °C) e em seguida, colocados sobre o leito do estanho. A justificativa para usar esse metal, é de que ele é o único que permanece estável, na condição líquida. 

A próxima etapa é aguardar que a massa fundida se solidifique, para depois ser recozida e, assim, alcançar um estado mais estável, que identificam o material com características como maior densidade e índice de refração. 

Desse modo, as principais propriedades obtidas na produção do vidro float são: alto grau de transmissão de luz (transparência), resistência, durabilidade, reciclável (utiliza vidro reciclado moído), baixa condutividade térmica, entre outras qualidades. 

 

Quais as principais aplicações do vidro float?

Como citado no início do artigo, o vidro float pode ser empregado em diversas aplicações construtivas, oferecendo um design moderno, bonito e sustentável. Além das propriedades e benefícios citados, alguns produtos são fabricados com matéria-prima reciclada e proporcionam conforto térmico em edificações residenciais e comerciais. 

Vale destacar que o controle sobre o aquecimento e resfriamento de um prédio, se reflete na economia com consumo de energia e o bem-estar das pessoas que frequentam o local. O vidro float também é empregado em vitrine de lojas e bancadas, em razão da transparência, dureza e facilidade de higienização. 

A tecnologia na produção desse material amplia as opções de aplicação, principalmente em razão do modelo ultrafino. Sendo assim, outros setores econômicos estão investindo no material, para produção de equipamentos como: telas de televisão, computadores e smartphones. 



Vantagens e desvantagens do produto

Como qualquer material construtivo, existem vantagens e desvantagens do vidro float. Por isso, elencamos alguns fatores apontados por especialistas, a fim de que seja possível compreender o custo-benefício do produto. 

 

vantagens-vidro-float.png

 

Considerando as vantagens:

- Suavidade: comparado com outros tipos de vidro, o float é muito mais liso e a superfície e uniforme e nivelada. Essa condição é importante para janelas e portas, por oferecer melhor definição visual e menor ocorrência de manchas, decorrentes da fabricação. 

- Durabilidade: a condição que torna o vidro float forte e duro é o processo de fabricação. Por isso, mesmo que o produto tenha a mesma espessura que um modelo comum, o float será significativamente mais resistente. 

- Versatilidade: existe uma série de opções produtivas para o vidro float. Além de ser empregado na construção civil, aumentam as alternativas em equipamentos, peças de decoração e acessórios. Isso é possível, porque é possível moldar e colorir o material, para atender a aplicação desejada. 

 

Considerando as desvantagens:

- Fragmentação: se o vidro float não for submetido ao processo de têmpera, quando quebrar, produzirá cacos grandes e pontiagudos, colocando em risco pessoas e ambientes. 

- Fabricação complexa: uma fábrica que deseja se especializar na produção de vidro float precisa estar ciente de que a técnica produtiva é complexa e requer investimentos, já que os equipamentos empregados apresentam alto custo. Do mesmo modo, se houver falhas nas etapas de fabricação, o produto pode ficar quebradiço e mais vulnerável a avarias. 

 

Em resumo, o vidro float oferece diversas aplicações no setor construtivo e mais recentemente, na produção de aparelhos domésticos e equipamentos eletrônicos. Como outros materiais, se for utilizado para os fins adequados e produzido com alta precisão técnica, resulta em um produto com excelente custo-benefício. 

 

No Blog da Rohden você vai conhecer mais sobre os principais materiais empregados na construção civil, arquitetura e design. Nosso compromisso é oferecer informações relevantes e compartilhar conhecimento. Acesse e fique bem-informado. 

GOSTOU? COMPARTILHE!