Vidro de cooktop: principais cuidados

vidro-de-cooktop.png

 

A modernidade e opções de modelos dos produtos eletrodomésticos chama a atenção pelo design e praticidade de uso. Um dos itens que conquistou as cozinhas dos lares são os fogões que ocupam menor espaço e projetados para oferecerem maior economia de gás ou eletricidade. 

Nesse sentido, o vidro de cooktop é uma opção que atrai o interesse dos consumidores, mas ainda causa dúvidas sobre a resistência ao calor. Dessa maneira, elaboramos um artigo para explicar qual a constituição do material e os cuidados necessários para manter a vida útil do produto. 

 

O que são cooktops?

O cooktop é um modelo de fogão que conquistou espaço nas residências, em razão da praticidade e do design oferecido. Em linhas gerais, apresenta o formato da parte superior do eletrodoméstico convencional e os espaços de chamas são separados com materiais como aço inox ou vidro. 

Nesse artigo, vamos detalhar as características do modelo em vidro, pois, apesar de provocar o interesse de muitos consumidores, a maior dúvida ainda é sobre a resistência desse material, quando submetido à altas temperaturas. 

Com esse entendimento vale esclarecer que o vidro utilizado no cooktop tem uma fabricação específica que atende outros aparelhos da linha branca (fornos elétricos ou porta-forno, micro-ondas, entre outros). Dessa maneira, o processo utilizado proporciona resistência mecânica cinco vezes superior ao material convencional. 

Entre as principais vantagens de usar o cooktop de vidro estão: facilidade na limpeza, aproveitamento de espaço na cozinha e design moderno. Sendo assim, ao cumprir os requisitos de manutenção e escolher um produto de alta qualidade, não é preciso ter receio sobre o material.

 

Como é feito o vidro de cooktop?

Em linhas gerais, o vidro temperado é resultado de um processo chamado têmpera, no qual as chapas são armazenadas em roletes desenvolvidos para altas temperaturas e aquecidos a cerca de 700°. O próximo passo é realizar o resfriamento rápido, tornando assim o material mais resistente (cinco vezes mais do que o tipo convencional).

Uma informação relevante é que depois de passar pelo processo de têmpera, o vidro não pode mais ser beneficiado com ações como furos e recortes. Dito isso, qualquer mudança deve ser feita antes de ser temperado. 

Como resultado, o material é classificado como vidro de segurança, sendo indicado para instalações que exijam resistência, durabilidade, além de suportarem choques térmicos e peso, como é o caso do vidro de cooktop. Do mesmo modo, caso haja uma situação de quebra, as partículas não apresentam pontas cortantes, diminuindo o risco de ferimentos. 

De acordo com os especialistas a temperatura ambiente apresenta uma influência direta sobre a eficiência do processo de têmpera, tendo em vista o coeficiente de transferência de calor. Essa informação é relevante para compreender a diferença de um produto para outro, já que algumas peças são menos resistentes do que as outras. 

 

Cuidados com os vidros de cooktop

Inicialmente é preciso esclarecer que os modelos de cooktops disponíveis no mercado funcionam com gás, indução ou eletricidade, enquanto as mesas podem ser inox ou vidro. Com esse entendimento é importante realizar a limpeza de forma adequada, para evitar que o produto seja riscado ou manchado. 

Sendo assim, vale reforçar que o vidro de cooktop é fácil de limpar, porém, o processo deve seguir as orientações do fabricante para evitar avarias ou perda do brilho original. Por esse motivo, elencamos a lista das principais recomendações:

- Não utilize de modo algum, facas ou objetos cortantes para tirar crostas acumuladas. Do mesmo modo não use o lado abrasivo da esponja ou palha de aço;

- Alimentos secos na mesa do cooktop podem ser tirados ligando o equipamento e deixando amornar. Em seguida, use uma esponja ou pano úmido com álcool e vá removendo os resíduos;

- A recomendação dos fabricantes é não utilizar produtos de limpeza com amoníaco ou cloro, então dê preferência para detergente neutro, sabão em pasta e álcool;

- Depois de terminar a limpeza passe um pano úmido limpo e em seguida toalha de papel, para garantir que o vidro de cooktop fique seco;

- A grelha e os queimadores também merecem uma atenção especial, então empregue detergente neutro ou sabão em pasta com esponja para limpeza, pois, alguns modelos são esmaltados e podem riscar ou perder o brilho com opções abrasivas. 

Como foi possível observar o vidro de cooktop é produzido para oferecer a melhor segurança e praticidade aos consumidores. 

Além da apresentação visual moderna e bonita, o produto é fácil de limpar e se mantém em perfeitas condições por muito mais tempo. 

No blog da Rohden Vidros você tem acesso a informações relevantes de produtos à base de vidros. Acesse o conteúdo e saiba como obter o melhor resultado desse material.  

GOSTOU? COMPARTILHE!