4 considerações na escolha da esquadria termoacústica

consideracoes-na-escolha-da-esquadria-termoacustica.png

O setor da construção civil busca continuamente por soluções para oferecer mais conforto e bem-estar nas edificações. As tecnologias atendem todas as etapas da construção e nas janelas, a esquadria termoacústica proporciona benefícios como isolamento acústico e térmico, um dos mais procurados pelos consumidores. 

Existem várias opções disponíveis no mercado, contudo, é importante conhecer as estruturas, os modelos e quais se adaptam melhor para cada ambiente de um imóvel residencial ou comercial. No artigo a seguir detalharemos os pontos que devem ser levados em consideração antes de efetuar a compra deste produto. 



O que é uma esquadria termoacústica e para que serve?

 

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que a esquadria termoacústica é uma estrutura acoplada a janelas e portas de edificações, com objetivo de reduzir barulhos externos e condições climáticas como altas ou baixas temperaturas. 

Desse modo, o material é projetado sob medida para atender a demanda de projetos em residências, apartamentos e edifícios comerciais. Os resultados positivos diretos para os moradores ou empresários são: ambiente mais silencioso, redução no uso de aparelhos como ar-condicionado e aquecedores, e economia no consumo de energia elétrica. 

A título de esclarecimento, a esquadria termoacústica apresenta perfis mais espessos e tubulares, preenchidos com material isolante e ainda, vedação e vidros especiais.

Os materiais empregados na fabricação das esquadrias podem variar, mas, o alumínio vem demonstrando o melhor custo-benefício, em termos de resistência ao calor, infiltrações, intempéries e ruídos. No caso do modelo termoacústico, a estrutura é desenvolvida com perfis mais espessos, aliados aos vidros e demais componentes. 



O que é preciso considerar na escolha da esquadria?

Inicialmente é preciso que o projeto da esquadria acústica contenha informações do entorno onde a janela ou porta será instalada. Desse modo, devem ser observadas: distância entre a edificação e avenidas movimentadas, corredores de ônibus, aeroportos e a frequência do ruído (mensurada em Hertz). 

Com os dados coletados é possível solicitar o modelo que melhor atenda a necessidade de redução acústica, como, por exemplo, na escolha do vidro, esquadria e acessórios de vedação. Vale reforçar que o sistema de fechamento das janelas é fundamental, pois, as opções de correr são as que exigem maior precisão no isolamento. 

De acordo com especialistas, é possível projetar diferentes opções de esquadrias, desde que atendam a norma ABNT NBR 10821, responsável pelas recomendações de instalação de esquadrias externas para edificações. No documento, o responsável pelo projeto pode conferir as medidas indicadas para vedação de ar, água e cargas de vento, por exemplo. 

Com esse entendimento, elencamos 4 considerações que devem ser feitas no processo de escolha da esquadria termoacústica, acompanhe:

 

1 – É necessário avaliar a precisão dos cortes e usinagens das esquadrias, pois essa informação é imprescindível na montagem dos quadros, desempenho da esquadria e estanqueidade (impede vazamentos) em relação ao ar e água. 

2 – O encaixe correto dos perfis nas esquadrias termoacústicas garante estabilidade do conjunto, mesmo quando for submetido a situações de esforço. A título de informação, encaixes com folgas erradas ou em excesso podem resultar no arrancamento da folha, em situações de fortes ventos e chuvas. 

3 – O fabricante que atende as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) demonstra aos consumidores que está comprometido em oferecer produtos com qualidade e certificados por especialistas. Afinal, as peças que passam por ensaios têm menores chances de apresentarem falhas, após a instalação.

4 – Avaliar se o conjunto de esquadria termoacústica tem garantia do fabricante, já que é um direito previsto na legislação nacional. Contudo, cabe ao usuário seguir as recomendações de cuidados e manutenção, de modo que tenha o melhor aproveitamento do material adquirido. 

 

Soluções de alta performance em esquadria termoacústica

 

A Rohden Vidros reúne mais de 15 anos na fabricação de vidros em diversos segmentos industriais e para construção civil, conta com uma linha específica de portas e janelas com esquadrias termoacústicas de alumínio. Os produtos são desenvolvidos com matérias-primas de alta qualidade, como, por exemplo, vidros de segurança (laminados ou temperados) e vidros duplos (termoacústicos).

Dessa maneira, os conjuntos oferecem alto desempenho quando são avaliados conforto acústico, térmico, resistência e durabilidade. Além disso, os projetos produzidos pela equipe técnica atendem, rigorosamente, as principais normas técnicas recomendadas pela ABNT e ANSI. 

Portanto, contamos com soluções de esquadria termoacústica para atender o seu projeto residencial ou comercial. 

 

Acesse o site e solicite um orçamento, teremos muita satisfação em apresentar nossos produtos e esclarecer suas dúvidas.  

GOSTOU? COMPARTILHE!