Confira o uso do vidro na construção civil

#05-Confira-o-uso-do-vidro-na-construção-cívil.png

 

O crescimento do uso do vidro na construção civil revela a versatilidade do material que oferece características como: segurança, design, eficiência energética e sustentabilidade no reaproveitamento ou reciclagem. 

Nesse sentido, é importante conhecer as soluções disponíveis no mercado e a tecnologia empregada na fabricação, de modo a conseguir o melhor resultado no projeto de construção. Conheça mais sobre o produto no artigo a seguir. 

 

Como o vidro pode ser aplicado na construção civil?

O uso do vidro na sociedade global é muito antigo e existem registros de que o material já era utilizado há pelo menos 4 mil anos. Composto por areia, calcário, carbonato de sódio, óxido de alumínio e corantes, o material foi aperfeiçoado até alcançar o status de alta qualidade, variedade de aplicações e durabilidade. 

No entanto, é preciso destacar que as matérias-primas empregadas na produção podem variar, a fim de proporcionarem efeitos de conforto acústico, térmico e de segurança. Com tantas funcionalidades, as aplicações foram multiplicadas e o vidro na construção civil vai muito além da parte de acabamento. 

Entre as várias opções de uso, as que mais se destacam são:

- Coberturas;

- Divisórias;

- Escadas;

- Fachadas;

- Janelas;

- Paredes;

- Portas. 

De modo a obter os melhores resultados na aplicação, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou a NBR 7199, que apresenta os requisitos para o uso do vidro na construção civil, detalhando aspectos como, projeto e execução das aplicações. 

Com esse entendimento, é preciso reforçar que o tipo de vidro a ser empregado em projetos de construção está diretamente ligado a finalidade, efeito desejado e esforço ao qual o material será submetido. 

Lembrando que o modelo adequado garante muitos benefícios para o imóvel e ainda, custo-benefício essencial para o proprietário. 

 

Quais os tipos de vidros mais usados?

Em primeiro lugar é importante esclarecer que o vidro na construção civil deve ser avaliado a partir da finalidade de uso, ou seja, o tipo temperado é mais recomendado para situações que necessitem de maior segurança em relação ao ambiente externo, como portas, divisórias e fachadas, por exemplo. 

De modo a contribuir com informações técnicas relevantes, detalharemos a seguir os tipos de vidro de segurança e as aplicações recomendadas, confira:

- Vidro laminado: normalmente é fabricado com duas ou mais chapas de vidro, formando camadas que proporcionam maior resistência ao material. Em razão disso, o material chega a filtrar até 99,6% dos raios ultravioletas (UV), impactando diretamente no conforto térmico. 

Além disso, as opções produzidas com vidros temperados favorecem a proteção acústica e resistência mecânica (ao quebrar as camadas impedem que as partículas esfarelem, segurando a estrutura até a troca). 

- Vidro temperado: durante o processo de fabricação, o modelo temperado recebe um tratamento específico que o torna mais resistente (até cinco vezes, em relação ao tipo comum). Dessa maneira, é amplamente utilizado em conjunto com ferragens, para atender demandas de: boxes, portas, divisórias, vitrines, janelas e fachadas verticais. 

É importante ressaltar que no caso de boxes para banheiros, é necessário aplicar uma película de seguranças, conforme disposto na norma NBR 14207. Essa condição é exigida, para garantir que em caso de quebra, o vidro permaneça preso à estrutura, evitando acidentes com pessoas e animais. 

- Vidro aramado: esse modelo é composto por uma malha de arame de aço na composição, de modo que possa ser usado nas seguintes situações: guarda-corpos, marquises, claraboias, fachadas verticais ou inclinadas, entre outras. A tecnologia empregada na produção evita que as partículas se espalhem no ambiente e causem riscos à segurança. 

- Vidro insulado: também conhecido como vidro duplo, é composto por duas ou mais chapas de vidro, se distinguindo por conter um perfil espaçador que é preenchido com oxigênio ou gás argônio, por exemplo. Outra vantagem desse material é que pode empregar os modelos laminado ou temperado, de modo a conseguir três importantes benefícios: segurança, conforto térmico e acústico. 

- Vidro comum: pode ser encontrado no mercado nas seguintes versões: transparente, incolor ou colorido. Esse tipo de vidro serve como matéria-prima para a produção dos modelos citados anteriormente. 

- Vidro impresso: apresenta uma característica texturizada em uma das faces, enquanto a outra é lisa. Em função do relevo apresentado, as chapas promovem maior privacidade (dificultando a visão do outro lado), mas mantêm o benefício de entrada da luz natural externa. 

Além da aplicação nas edificações, apresenta um excelente resultado no revestimento de móveis, paredes e decoração de ambientes internos. 

Como foi possível observar, o vidro na construção civil oferece um amplo leque de aplicações, das quais todas beneficiam a estrutura e as pessoas que frequentarão o local. 

Na Rohden Vidros, você encontra as melhores soluções para o projeto de construção, com qualidade, certificação e tecnologia. Acesse o site e confira o nosso portfólio de produtos. 

GOSTOU? COMPARTILHE!