Entenda a diferença de vidro insulado e vidro de proteção solar

Entenda-a-diferenca-de-vidro-insulado-e-vidros-de-protecao-solar.png

 

O uso de vidros na construção civil está se aprimorando com as tecnologias empregadas na fabricação. Existem modelos para atender necessidades específicas de áreas internas, externas e ainda, com características protetivas em relação à durabilidade e redução dos raios ultravioletas. 

Do mesmo modo é possível aliar os benefícios do vidro insulado e de proteção solar, potencializando as características de cada um, a fim de obter resultados que vão do conforto térmico e acústico até uma excelente apresentação visual. Continue a leitura e saiba como isso é possível. 

 

Quais as características do vidro insulado?

Inicialmente é preciso esclarecer que o vidro insulado também é conhecido como vidro duplo, em razão da forma de fabricação. São utilizadas duas lâminas do material e o espaço entre uma e outra é preenchido com uma camada interna de ar ou gás desidratado (geralmente, o argônio), de modo a oferecer uma dupla selagem. 

Sendo assim, essa composição impede a troca gasosa e mantém a estabilidade do conjunto, configurando a principal característica do vidro insulado. Vale destacar que o processo de envidraçamento pode utilizar diversos tipos de lâmina, entre elas: temperada, laminada, transparente, entre outras. A escolha será definida conforme as necessidades apresentadas pelo cliente. 

Com esse entendimento é relevante informar que o vidro insulado pode se tornar ainda mais eficiente, ao aproveitar as características de outros modelos, como é o caso do vidro de proteção solar. Ou seja, além de controlar a entrada de ruídos externos e apresentar alta resistência, o envidraçamento reduzirá a intensidade dos raios solares, além de proporcionar efeitos estéticos diferenciados. 

Entre as principais aplicações do vidro insulado, temos: janelas, portas, ambientes climatizados e fechamentos de salas, ambientes climatizados e vãos fixos. 

 

Quais as características do vidro de proteção solar?

Muito utilizado na construção civil, o vidro de proteção solar tem como principal qualidade, a capacidade de regular a entrada de luz em um ambiente. Isso é possível, pela adição de outros elementos que proporcionam a refletividade, como, por exemplo, metais. 

Na avaliação dos especialistas, normalmente não há restrições de uso desse modelo de vidro, mas, é importante uma avaliação prévia das condições da edificação. O vidro de proteção solar apresenta uma série de vantagens que varia de acordo com a aplicação, entre elas:

 - Transmissão luminosa 

- Reflexão luminosa externa e interna

- Transmissão e absorção energética

- Coeficiente e sombreamento

- Fator solar. 

Além da proteção térmica, o vidro oferece mais segurança se for do tipo temperado ou laminado, é ecologicamente correto além de economizar energia elétrica, sem contar a diversidade de cores, que provocam um efeito visual de alta qualidade estética. 

 

Qual a diferença do vidro insulado e de proteção solar?

Como foi possível observar, o vidro insulado e de proteção solar apresentam várias características positivas e alinhadas com conforto, bem-estar, beleza e sustentabilidade. Sendo assim, o modelo estrutural de cada peça é que as tornam distintas, possibilitando maior eficácia em uma ou outra aplicação. 

Desse modo, ao reunir as características positivas de cada modelo, é possível ampliar ainda mais os benefícios para os locais que receberão o envidraçamento. A título de exemplificação, a composição do vidro insulado pode unir lâminas de controle solar na parte externa com vidros de segurança, no lado interno. 

Outro exemplo de eficiência no uso de vidros de proteção para composição do insulado é observada no modelo laminado, já que em caso de acidentes, o material é protegido com uma película que sustenta os cacos cortantes. Mais uma vantagem comprovada é o bloqueio do ruído externo, sem interferir na visão entre os ambientes. 

 

Como escolher o melhor vidro insulado ou de proteção especial?

Antes de mais nada, é importante contar com um projeto de boa qualidade e profissionais experientes para indicarem qual a melhor opção para a edificação que receberá a peça de vidro.

Nesse sentido, a Rohden Vidros conta com know how de quase 20 anos de atuação não mercado nacional e tecnologia para desenvolver peças que atendam diferentes demandas da construção civil. Os ensaios realizados no laboratório da empresa averíguam fatores como: temperatura, resistência à corrosão, isolamento térmico/vedação, consumo de energia, entre outros níveis de qualidade. 

Por isso, ao escolher as peças da Rohden Vidros, o cliente terá a segurança de adquirir materiais com qualidade e conforme as normas do setor, além de ter garantia das qualidades apresentadas. Para conhecer mais sobre nosso portfólio, acesse o site e confira as soluções disponíveis. 

GOSTOU? COMPARTILHE!