Vidro laminado: veja as aplicações na refrigeração comercial

Que o vidro laminado é amplamente usado na construção civil não é nenhuma novidade. Mas, você sabia que o mesmo também pode ser aplicado na refrigeração comercial?

Apesar de não ser muito comum, esse vidro garante maior resistência, eficiência e segurança aos produtos do setor. 

Ficou curioso? Então, continue a leitura para conferir mais detalhes sobre o assunto e a principal aplicação da refrigeração comercial. 

Vamos lá?

O que é o vidro laminado?

O vidro laminado é definido como um vidro de segurança. Por isso que, inclusive, é bastante conhecido pela aplicação na construção civil. Contudo, ele pode e deve ser utilizado na refrigeração comercial também. 

Segundo a Abravidro, ele é composto por duas ou mais lâminas de vidro, referenciado em seu nome. Elas são fortemente interligadas por uma ou mais camadas de EVA. Essa junção é feita a partir do calor e pressão.

O uso de mais de uma lâmina de vidro garante que, em caso de quebra, os cacos permanecem presos. O que, é claro, diminui o risco de possíveis ferimentos e acidentes. 

Afinal, não haverá buracos, gerando o completo preenchimento da placa até a realização da troca da peça.

Logo, é bastante utilizado com o intuito de evitar a contaminação dos alimentos, garantindo a segurança e a qualidade dos mesmos.

Sem contar que, ainda conforme a Abravidro, o processo de laminação também colabora com a eficiência térmica

Diante dessas características, é possível afirmar que o grande diferencial do vidro laminado é a segurança

E o vidro laminado aquecido?

O vidro laminado aquecido abrange a resistência extra do vidro temperado, com a segurança do laminado. Isso permite que seja desenvolvido um vidro com excelente desempenho e, consequentemente, ótimo custo-benefício.

Ele pode ter em sua composição, o vidro baixo emissivo (Low-E) em associação de resistor que permite a criação de caminhos condutivos, aliados à tensão elétrica aplicada ao vidro. Esse processo, normalmente em 220V, causa uma corrente de aquecimento ao produto, de maneira uniforme e eficiente. 

Vale ressaltar que o vidro Low-E é composto por uma camada fina de óxidos metálicos em uma das faces do vidro. 

Essa tecnologia colabora com o desempenho térmico da peça, ao reduzir a transferência de calor. 

Além disso, a aplicação de metais (fios de prata) no vidro colabora com o baixo nível de reflexão, aumentando a transparência e evitando a condensação. O que, consequentemente, contribui para a visualização dos produtos exposto.

Sem contar que, o isolamento e controle da perda térmica, oferecido pelo vidro Low-E, auxilia na economia de energia.

Esse é um material versátil que pode ser usado em inúmeras aplicações devido suas vantagens, como:

  • Alto grau de transmissão de luz (transparência);
  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Reciclável (utiliza vidro reciclado moído);
  • Baixa condutividade térmica, e outras. 

Leia também: Vidro low-e: ótimo desempenho energético em refrigeradores

Quais são as aplicações na refrigeração comercial?

vidro-laminado-aplicação-refrigeração-comercial.jpg

Devido às características citadas acima, podemos afirmar que são elas, juntamente com as técnicas aplicadas, que tornaram o vidro laminado uma excelente opção para a refrigeração comercial

O vidro laminado aquecido é usado em vitrines, principalmente em padarias. Para isso, é possível apostar nos vidros monolíticos (float). 

E se, aplicado o vidro Low-E será possível evitar condensação e gerar qualidade dos produtos armazenados. Seja qual for a necessidade, os vidros monolíticos laminados colaboram com a visibilidade do produto, praticidade e beleza.

Ainda, o vidro laminado para refrigeração comercial pode ser insulado, aumentando ainda mais as propriedades de isolamento termoacústico. Esse tipo de vidro pode ser aplicado nas laterais das vitrines, por exemplo.

O vidro insulado é um conjunto formado por duas placas de vidro plano. Elas são separadas por um espaçador, com bordas hermeticamente seladas ao longo de todo o perímetro. Assim, o vedando completamente e formando uma câmara estanque e desidratada em seu interior.

E, justamente por ser formado por duas placas de vidro, a fabricação do insulado pode variar de acordo com as exigências de cada projeto. Podendo, inclusive, conter o vidro laminado.

No entanto, o preenchimento deve ser feito com gás argônio para garantir ainda uma melhor performance e redução da perda de calor por convecção e condução. Tudo isso enquanto assegura um produto com design moderno e harmônico.

ebook-eficiência-energética.jpg

Conheça as opções de vidro laminado Rohden para refrigeração comercial!

Vidro laminado de excelente qualidade, desenvolvido a partir das técnicas e tecnologias apresentadas ao longo do texto, é com a Rohden! Produzimos essa peça de maneira interna, em nossa própria laminadora.

Seguimos as principais normas do setor para garantir ainda mais eficiência, segurança, resistência e qualidade técnica. Como, por exemplo, garantimos a certificação NBR 14.698.

E como vimos, é fundamental, na refrigeração comercial, contar com parceiros que permitam a criação de projetos inovadores e coerentes com as suas necessidades específicas. Por isso, conte com a Rohden!

Mas, antes, conheça mais da nossa linha de refrigeração comercial. Para isso, clique aqui e acesse nossa página completa com todas nossas soluções.

GOSTOU? COMPARTILHE!